O Nubank solicitará à B3 e à Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) que seus papéis hoje listados no Brasil como BDRs nível 3 sejam convertidos em recibos de ações comuns, ou BDRs de nível 1.

O Nubank diz que não está deixando de ser listado no Brasil pois os papéis seguem sendo negociados na B3 e não é preciso que os investidores tenham que migrar para a NYSE (bolsa de valores de Nova York)”.

publicidade

Até aqui, o Nubank é uma companhia de capital aberto nos Estados Unidos, e também no Brasil. Mas, após esta conversão de recibos, a fintech fará o pedido de descontinuidade do programa de BDRs de nível 3, e posteriormente o cancelamento do registro de companhia aberta emissora estrangeira de valores mobiliários de categoria A.

“O Nubank visa maximizar a eficiência e a escalabilidade, reduzindo cargas de trabalho duplicadas desnecessárias em requisitos regulatórios, que consomem recursos consideráveis”, disse em nota a cofundadora e CEO do Nubank no Brasil, Cristina Junqueira.

publicidade

A explicação da companhia para a mudança é a busca por maximizar a eficiência. Como tem dupla listagem, o Nubank precisa ter estruturas diferentes em prol de atender normas específicas dos mercados em que seus papéis são negociados. Além disso, o Nubank afirma que esta movimentação não afeta o compromisso da fintech com o Brasil e o mercado local em longo prazo.

Como acontecerá a conversão de papéis

Com a conversão de papéis, os detentores de BDRs do Nubank passarão a ter três opções. A primeira é a troca dos recibos por ações negociadas nos Estados Unidos. Outra é a troca do BDR de nível 3 por outro de nível 1. E por último, fazer a venda dos BDRs na Bolsa brasileira ou americana em processo de venda facilitado, dependendo das aprovações.

publicidade

Leia mais:

Para que os BDRs sejam convertidos em ações, o investidor precisará deter uma quantidade suficiente de recibos. Cada BDR da companhia vale o equivalente a um sexto de uma ação do Nubank listada em Nova York, e esta proporção será mantida na mudança de programa. Assim, o investidor precisará de seis ou mais BDRs para fazer a troca por ações, e uma conta ativa em corretora americana.

publicidade

Se a opção for pelo recebimento de BDRs de nível 1, o investidor irá receber novo BDR por casa um dos papéis que detém atualmente. Aqueles participantes do programa NuSócios vão receber BDRs nível 1, via comissário mercantil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!