A Sony alegou que a compra da Activision através da Microsoft teria “grandes implicações negativas para os jogadores”, e apoiou uma investigação a respeito do negócio da Activision com o Xbox, que foi liderada pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido.

Em declaração feita à GamesIndustry, a Sony afirmou que teve muita satisfação em receber a notícia do anúncio da investigação. A agência governamental responsável iniciou uma nova fase de investigação no dia 1 de setembro deste ano, após comentar em julho sobre suas preocupações anticoncorrenciais.

publicidade

Leia mais:

Os pontos apresentados pela CMA na declaração completa destacam especificamente a importância do jogo Call of Duty. “Ao oferecer à Microsoft o controle dos jogos Activision, como o Call of Duty, este acordo poderia ter grandes implicações negativas para os jogadores e o futuro da indústria dos jogos”, disse a Sony para a empresa GamesIndustry. “Queremos garantir que os jogadores do PlayStation continuem aproveitando uma experiência de jogo de alta qualidade, e estimamos o foco da CMA em proteger os jogadores”.

publicidade

Essa última linha reflete os pensamentos do início de setembro do CEO do PlayStation, Jim Ryan. Ele está dirigindo uma oferta do Xbox para manter a Call of Duty dentro do PlayStation durante os próximos três anos e disse que o acordo é “inadequado em muitos níveis” e que “a proposta da Microsoft com a Sony prejudica o principal”.

Call of Duty Modern Warfare 2, Sony
Imagem: Divulgação Activision

A GamesIndustry também recebeu uma declaração da Microsoft sobre os comentários que o PlayStation fez sobre a exclusividade do Call of Duty. “Não faz sentido para a Microsoft remover o Call of Duty do PlayStation com base na sua posição de líder no mercado de consoles”, afirmou a Microsoft, que também defendeu as promessas repetidas do chefe do Xbox, Phil Spencer, e do presidente da Microsoft, Brad Smith.

publicidade

A compra que a Microsoft fez com a Sony da Activision resultou em um dano no valor de US$ 70 bilhões (mais de R$ 367 bilhões). E ainda precisam lidar com muita burocracia, e com vários IPs valiosos da linha, tanto do Xbox quanto do PlayStation.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!