Desde o ano passado, Zac Efron, conhecido por viver o famoso Troy Bolton da franquia High School Musical, vem enfrentando algumas críticas e questionamentos a respeito do seu rosto, já que o ator chamou atenção ao surgir com uma fisionomia um tanto diferente da qual os fãs estão acostumados. Nas redes sociais, deposito de opiniões desde as mais fofas as mais cruéis, internautas indagaram se o artista teria apostado em uma harmonização facial sem necessidade ou se teria se submetido a uma plástica mal sucedida. 

https://twitter.com/G_Russo1/status/1385679874061266944?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1385679874061266944%7Ctwgr%5E4421780d1066df331ece4d81364d4444c9cd39b7%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.menshealth.com%2Fentertainment%2Fa41093855%2Fzac-efron-jaw%2F

Diante de tantas especulações, Efron decidiu contar, meses depois, o que realmente aconteceu. Em entrevista à Men’s Health, o ator revelou que sofreu um acidente doméstico e quebrou a mandíbula, o que exigiu uma cirurgia de emergência e um longo período de recuperação.  

publicidade

Segundo o artista, ele estava correndo pela casa de meias quando escorregou, bateu o rosto em uma fonte de granito e perdeu a consciência. Quando acordou, “o osso do queixo estava pendurado” no rosto. Efron faz fisioterapia e explicou que, os músculos do rosto trabalham juntos “como uma sinfonia”, como alguns foram danificados devido ao acidente e a cirurgia, outros músculos ficaram responsáveis por compensar a mastigação, resultando no crescimento assimétrico dos lados da face e mandíbula. 

Ilustração região da mandíbula. Imagem: shutterstock/Alex Mit

A mandíbula ocupa o segundo lugar dentre os ossos mais cometidos por fraturas, perdendo apenas para o osso do nariz. A fratura pode acarretar em diversos problemas, dentre os principais está a deformidade, consequências de deslocamentos ou perdas ósseas não-restauradas. Mandíbulas fraturadas também causam dor, inchaço maxilar (como ocorreu com Efron e pode ser observado em suas fotos) e falta de encaixe na arcada dentária. Em alguns casos, a abertura da boca também fica comprometida, já que ela se descola na ação de abrir e fechar. 

publicidade

Ainda conforme a reportagem, o ator contou que não havia reparado nas mudanças no rosto, só observou após seu vídeo, feito para o especial de Bill Nye, incendiar a internet. Sua mãe então o ligou e também o questionou sobre procedimentos estéticos. 

Leia mais! 

publicidade

“Se eu valorizasse o que as outras pessoas pensam de mim na medida em que elas podem pensar que eu valorizo definitivamente não seria capaz de fazer esse trabalho”, declarou Efron a respeito dos comentários na internet. 

A recuperação mandibular depende muito do tipo de lesão, no caso de fraturas que exijam cirurgia, por exemplo, o processo pode levar meses. Os casos geralmente precisam de imobilização com fixação intermaxilar ou com outros dispositivos internos, como placas e parafusos. A fisioterapia é recomendada para uma melhor reabilitação. Vale destacar que problemas na mandíbula não ocasionam apenas problemas estéticos e funcionais, mas também interfere na saúde bucal, devido a dificuldade de mastigação e higiene da boca. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!