Segundo informação da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (19), a vacinação de meninos de 9 e 10 anos contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). Até então, a vacina só era aplicada em meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. 

O Ministério da Saúde decidiu, na semana passada, estender a vacina também para o público mais jovem de meninos. A mudança igualou a indicação da vacina para meninos e meninas, permitindo a vacinação contra HPV de qualquer pessoa entre os 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo. 

publicidade
teste HPV
Imagem: shutterstock

Para que serve a vacina contra o HPV? 

A vacinação para o HPV previne os cânceres causados por esses vírus. Entre os tipos graves de câncer destacam-se o de colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta. Outro benefício da vacina é reduzir a ocorrência de verrugas genitais, conhecidas como condiloma.  

Na capital paulista, em 2021, a cobertura vacinal da população masculina, entre 11 e 14 anos de idade, foi de 57,67%, e da feminina, entre 9 e 14 anos, foi de 68,41%. A meta de cobertura, no entanto, é bem superior a isso, em torno de 80%. 

publicidade

Vacinação meningite 

De acordo com informações da Agência Brasil, adolescentes de 13 e 14 anos que vivem em São Paulo, de qualquer gênero, também estão aptos a tomar a vacina contra o meningococo ACWY (meningite) a partir desta segunda (19). A vacina era voltada apenas à faixa etária de 11 e 12 anos, mas também teve sua idade ampliada para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. O grupo poderá ser vacinado contra meningite até junho de 2023. 

publicidade

Leia mais! 

A vacinação contra o meningococo ACWY previne quatro tipos diferentes de bactérias causadoras de meningites que, embora sejam doenças de ocorrência raras, podem levar cerca de 20 a 25% das pessoas atingidas à morte e, em outros casos, deixar sequelas graves como surdez, perda de membros, convulsões etc. 

publicidade

“Ambas as vacinas são seguras e eficazes. A HPV deve ser aplicada idealmente o mais cedo possível para uma produção maior de anticorpos que protegerão, aqueles que tomarem, de cânceres que poderiam ocorrer futuramente. A contra os meningococos tem o potencial de eliminar bactérias da garganta dos jovens e impedir a ocorrência da doença neles, bem como reduzir a chance de surtos de meningites em sua comunidade”, explicou, em nota, Melissa Palmieri, médica da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!