Verificação ortográfica do Chrome e Edge é capaz de roubar senhas de usuários

Conforme apurou a empresa de segurança Otto-JS, os mecanismos de verificação ortográfica do Chrome e Microsoft Edge podem roubar dados confidenciais do usuário como nome de usuário, e-mail e senhas de login em sites e formulários.
Por William Schendes, editado por Eduardo Nuvens 21/09/2022 12h00, atualizada em 28/10/2022 17h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme apurou a empresa de segurança Otto-JS, os mecanismos de verificação ortográfica do Chrome e Microsoft Edge podem roubar dados confidenciais do usuário como nome de usuário, e-mail e senhas de login em sites e formulários.

Na primeira imagem, a Otto utilizou como exemplo a credencial da Alibaba Cloud.

(Imagem: Reprodução/ Otto-JS)

Na segunda imagem, foi verificado que as credenciais de senha estavam sendo enviadas ao Google quando o usuário preenchia as informações para login na Alibaba Cloud.

(Imagem: Reprodução/ Otto-JS)

A descoberta foi feita pelo cofundador e CTO da Otto-JS, Josh Summitt, que alertou sobre esses recursos de verificação ortográfica que muitas vezes estão ativos mesmo sem que o usuário saiba.

“Se ‘mostrar senha’ estiver ativado, o recurso ainda envia sua senha para os servidores de terceiros. Ao pesquisar vazamentos de dados em diferentes navegadores, encontramos uma combinação de recursos que, uma vez ativados, expõem desnecessariamente dados confidenciais a terceiros como Google e Microsoft. O que preocupa é como esses recursos são fáceis de habilitar e que a maioria dos usuários irá habilitar essas opções sem realmente perceber o que está acontecendo em segundo plano”, disse Summit

Leia mais:

No caso do Google Chrome, o corretor ortográfico utilizado é o Enhanced Spellcheck, já o Edge usa o Microsoft Editor.

No vídeo abaixo, a Otto-JS exemplificou em vídeo como os navegadores usam o recurso para transmitir as credenciais ao Google. Confira abaixo.

Para evitar que as credenciais de clientes e usuários sejam roubadas, a empresa orienta que os usuários utilizem o comando “spellcheck=false” nos campos de texto para formulários e credenciais que o usuário irá inserir dados confidenciais.

Outra orientação é que as empresas removam a opção “mostrar a senha” dos formulários ou páginas de login.

O vídeo abaixo mostra como desativar o verificador de ortografia no Chrome. 

Para desativar o recurso no Edge, clique no menu lateral, vá em “Configurações”, em seguida em “Idiomas” e caso esteja ativa, desabilite a opção “Habilitar verificação ortográfica”.

Com informações de Otto-JS e Bleeping Computer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Editor(a) chefe

Head de Business Intelligence do Olhar Digital