O episódio 6 de “House of the Dragon” chegou neste domingo (25), finalmente fazendo a aguardada mudança de atrizes principais após uma longa passagem de tempo. Este passo dado pela série deixou a rivalidade entre Rhaenyra e Alicent ainda mais em evidência.

ATENÇÃO: O texto a seguir contém spoilers do episódio 6 de “House of the Dragon”.

publicidade

Se na fase anterior “a princesa e a rainha” (título do episódio 6) ainda estavam desenvolvendo a rivalidade, passando de amigas de infância para inimigas mortais, agora tudo já está bem mais estabelecido.

A passagem de 10 anos nos faz conhecer a Rhaenyra mãe de três filhos agora vivida por Emma D’Arcy, que busca manejar o alvo em sua cabeça que são os cabelos escuros dos três meninos. Por outro lado, Alicent deixou toda a inocência no passado, e agora na pele de Olivia Cooke, busca abrir os olhos do rei Viserys para o óbvio.

publicidade

O episódio começa com o nascimento de Joffrey, o terceiro filho de Rhaenyra com Laenor Velaryon. No entanto, o menino nasce com os mesmos cabelos escuros de Jacaerys e Lucerys, os outros filhos da princesa. A rainha Alicent deseja ver a criança imediatamente, e Rhaenyra não permite que o levem sem ela, e faz a longa caminhada até os aposentos reais para apresentar a criança.

Emma D’Arcy brilha imediatamente no papel, ao teimosamente carregar a criança até a Alicent de Olivia Cooke, que também apresenta uma performance impressionante no papel, mostrando uma preocupação falsa com Rhaenyra, e ao mesmo tempo zombando de Laenor pelo que está óbvio: nenhum dos três filhos da princesa é do herdeiro dos Velaryon.

publicidade

Mas toda a intriga acontece em conversas privadas, cochichos e olhares, até Harwin Strong deixar as coisas em maior evidência para os olhos de quem quiser ver. Mas, se por um lado o seu pai, Lyonel Strong, também conhecido como a Mão do Rei Viserys, enxerga tudo com clareza, o rei em si opta por continuar alheio ao óbvio, para desespero de Alicent.

E é isto que acaba fazendo com que Larys, o irmão de Harwin que é leal à causa da rainha Alicent, tome uma atitude contra a própria família para satisfazer os desejos da rainha de tornar a colocar o pai, Otto Hightower, no centro do poder de Westeros.

publicidade

Toda esta exposição faz Rhaenyra tomar uma decisão: oferecer para que seu filho mais velho, Jacaerys, o herdeiro ao trono após ela, se case com a filha de Alicent e Viserys, Helaena, para reunir as famílias. No entanto, Alicent não dá atenção à proposta, apesar de Viserys gostar da ideia e pedir para a rainha considerar.

Apesar de ele não ter aparecido no episódio 6 de “House of the Dragon”, é de se esperar que Otto retorne na sequência, e a série ganha bastante ao tornar a contar com a atuação de Rhys Ifans.

A relação entre os filhos de Rhaenyra e Alicent também tem destaque, com o jovem Aemond sendo zombado pelos filhos da princesa, e pelo irmão mais velho Aemon, por não ter um dragão. Aemon, por sinal, o jovem príncipe que Alicent quer colocar no Trono de Ferro, não parece preocupado em desafiar a irmã, mas a mãe insiste que ele já é uma ameaça a Rhaenyra.

Já do outro lado do Mar Estreito, vemos Daemon e Laena, agora pais de meninas gêmeas, em um embate sobre seus futuros. Enquanto Daemon parece ter desistido das disputas de poder de Westeros e quer permanecer em paz quase como um mercenário a serviço da segurança de Pentos, Laena pensa diferente. Mas, o destino da esposa de Daemon e irmã de Laenor é definido no próprio episódio, o que deixará Daemon por decidir o que fazer em seguida, agora com duas jovens filhas.

Leia mais:

“House of the Dragon” continua seguindo a fórmula de “Game of Thrones“, com intrigas gerando tramoias e assassinatos. A expectativa é que tudo apenas se intensifique, apesar de a princesa Rhaenyra ter se retirado de Porto Real e seguido em direção a Pedra do Dragão. Mas a distância entre os castelos dificilmente encerrará as brigas entre a princesa e a rainha.

O episódio 7 de “House of the Dragon” chega à HBO e HBO Max no próximo domingo (2 de outubro), às 22h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!