Durante as últimas semanas, algumas especulações na internet falavam sobre uma versão atualizada do PlayStation 5. O site Angstronomics revelou, neste último domingo (25), que o modelo renovado do console vai receber um novo chip TSMC, reduzido de 7 para 6 nanômetros.

O chip AMD é conhecido internamente como Oberon Plus, devido às atualizações na linha de produção da TSMC. A revisão gera uma diminuição do consumo de energia do PS5, já que o chip consome entre 20 a 30W a menos em relação ao componente original.

Imagem: Reprodução/Sony
Imagem; Reprodução/Sony

De acordo com o site, a Sony iniciou a distribuição de uma suposta revisão do PS5 no mês passado, algo que o portal australiano Press Start também havia evidenciado. O modelo em questão é mais leve do que a versão original, uma placa-mãe mais compacta e recebeu uma redução no sistema de refrigeração.

Nesse sentido, a atualização do chip do PS5 aumenta a densidade lógica em 18,8%. Com isso, o componente facilita o processo de resfriamento no mesmo nível de potência em comparação ao modelo anterior.

publicidade

Leia mais:

A renovação do chip representa uma redução significativa para a Sony no que diz respeito aos custos de produção do PS5. Segundo o Angstronomics, as despesas de fabricação devem diminuir em 12% devido à atualização da tecnologia do console.

Apesar disso, a Sony anunciou recentemente que o preço do PS5 iria sofrer um aumento em diversos mercados globais. A empresa japonesa alega “condições econômicas desafiadoras”, como a inflação e taxas de câmbios adversas. Por enquanto, ainda não há previsão de mudança nos valores para o Brasil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!