A Tesla acaba de disponibilizar um produto na sua página oficial que facilitará a vida de quem cogita comprar um dos seus veículos elétricos, mas não tem acesso à rede de carregamento da empresa. Trata-se do adaptador CCS (Combined Charging System, ou sistema combinado de carregamento em tradução livre).
Disponível por US$ 250 (cerca de R$ 1.337 na cotação atual), o dispositivo abre mais possibilidades ao proprietário, permitindo recuperar a energia das baterias também em estações de terceiros.

Em resumo, o item cumpre basicamente uma função parecida com a dos adaptadores de tomadas, muito úteis para manter os eletrônicos funcionando em viagens para outros países.
Segundo a montadora, o produto suporta até 250 kW, entretanto, dificilmente alcançará essa marca por limitações técnicas em algumas estações de recarga de outras empresas.
Quem precisa do adaptador da Tesla?
Como mencionamos antes, o adaptador CCS oferecerá mais flexibilidade na hora de recarregar os veículos da Tesla. Até mesmo na América do Norte, muitas áreas do Canadá, México e EUA ainda não contam com estações Supercharger. A novidade também deve diminuir o tempo de espera, já que o motorista terá mais opções para “reabastecer” o seu EV no meio do caminho.
Para conferir se o veículo é compatível com o adaptador, o proprietário deve acessar a opção ‘Informações Adicionais do Veículo’ > ‘CCS Adapter Support’. A compatibilidade com modelos mais antigos chega a partir de 2023.
Segundo a Tesla, os envios para EUA, Canadá e México começam cerca de 15 dias após os pedidos. Por ora, ainda não há informações sobre disponibilidade em outros mercados.
Imagem principal: Tesla/Divulgação
Veja também:
- Mais de 1 milhão de veículos da Tesla vão passar por recall por falha de segurança
- Clone do Tesla Model 3 é vendido na China por quase a metade do preço
- Bateria da Tesla pega fogo e fecha rodovia na Califórnia
Via: Makeuseof
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!