Eleições de 2022: candidatos gastaram mais de R$ 147 milhões em marketing na internet

Os candidatos à presidência nessas Eleições Gerais de 2022 gastaram mais de R$ 147 milhões em marketing na internet; entenda
Por Alanis Meira, editado por Lyncon Pradella 28/09/2022 12h02
Google lança recurso em parceria com o TSE e amplia transparência nas informações das Eleições 2022 
Imagem: Isaac Fontana/Shutterstock
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Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos às Eleições Gerais do Brasil de outubro de 2022 já gastaram mais de R$ 147 milhões promovendo seus conteúdos por toda a internet.

Em 2018, a soma do investimento total gasto nas propagandas virtuais chegou a R$ 99,7 milhões, valor corrigido pela inflação, e agora neste ano, faltando apenas 4 dias para o primeiros turno das eleições, essa quantia já é 48% maior.

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A divulgação desses anúncios na web é permitida até sexta-feira (30), assim como as propagandas transmitidas na TV e na rádio.

De acordo com as pesquisas da CNN/Locomotiva, entre os 4 candidatos à presidência que lideram as intenções de voto para essas eleições, Simone Tebet do MDB foi a que mais investiu no marketing para impulsionar os seus conteúdos, somando ao todo R$ 2,7 milhões de gastos desde o início de sua campanha.

Logo atrás está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. A pesquisa mostra que os seus gastos chegaram em R$ 2,5 milhões. Quem ocupa o terceiro lugar é o candidato Ciro Gomes, do PDT, com o valor de investimento em R$ 1,6 milhão. Por último ficou o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL, que gastou em torno de R$ 530 mil.

eleições gerais 2022
Crédito: Twitter

Segundo Gustavo Coelho, consultor e especialista de anúncios digitais, contou para a CNN, nesta última semana antes das eleições, a plataforma de anúncios do Google está recebendo uma enxurrada de acordos de prestação de serviço. “Estão dando um gás a mais nessa semana, é natural. […] foram investidos mais R$ 700 mil em quatro horas no Google. A média é de 100 anúncios por hora nas redes sociais”, Gustavo explicou.

O consultor também disse que existe um direcionamento preferível dos próprios candidatos para que impulsionem os seus anúncios dentro dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, onde 87% dos conteúdos são apenas vídeos.

Ao mesmo passo que o investimento dentro das redes sociais continua crescendo, as propagandas eleitorais na televisão e no rádio estão diminuindo cada vez mais, principalmente nesse último período de eleição. Até a última terça-feira (27), esses meios de comunicação ganharam o investimento para as eleições de R$ 359 milhões, 23% a menos do que em 2018 que recebeu R$ 467 milhões.

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Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.