A Apple soltou uma nova versão de testes do iPadOS 16 e nele a empresa parece ter liberado o Stage Manager para mais modelos de iPad. O recurso é a maior novidade deste novo software e foi anunciado como exclusivo para dispositivos com chip M1, mas agora ele pode ser aberto até mesmo em tablets lançados em 2018 – com limitações, infelizmente.

O Stage Manager é a forma como a Apple chama o multitarefa do iPad, finalmente transformando a interface do iPadOS em algo mais próximo do macOS. Isso significa que janelas ficam abertas em um visual mais livre e monitores externos param de servir apenas como um espelho da tela, agora agindo como esperado para este tipo de conexão com displays maiores.

Leia também:

Stage Manager do iPadOS 16 (Imagem: divulgação/Apple)
Stage Manager do iPadOS 16 (Imagem: divulgação/Apple)

O problema é que isso tudo é exclusivo para os modelos de iPad com chip M1 e isso significa o iPad Air lançado no começo deste ano, junto dos iPads Pro de 11 e 12,9 polegadas do ano passado. Na versão mais atual de testes do iPadOS 16, o recurso foi liberado para mais modelos do tablet.

publicidade

Stage Manager pode estar em mais iPad Pro

Agora o Stage Manager pode ser ativado em versões do iPad Pro de 12,9 e 11 polegadas lançados em 2018 e 2020, que englobam a presença dos chips A12X e A12Z. Como nem tudo pode ser bom o tempo todo, a novidade tem seu ponto negativo e ele está na impossibilidade de usar a ferramenta para abrir múltiplos apps como em um macOS em um monitor externo.

Isso significa que o Stage Manager destes modelos de iPad Pro mais antigos só terão o recurso dentro da tela do próprio aparelho. Este é um ponto negativo muito grande, principalmente quando olhamos para a concorrência como a Samsung, que libera o modo DeX até mesmo em tablets intermediários e com suporte mais avançado para mais apps rodando ao mesmo tempo, cada um com tamanho de janela que precisar.

Eu testei o Galaxy Tab S7 FE e a experiência foi muito boa, só com alguns engasgos na hora de ligar o recurso pela primeira vez. Após a interface ser exibida, foi só elogio e em um hardware inferior ao que entregam os iPads Pro e Air lançados nos últimos anos.

Via: Engadget.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!