Uma cobra píton-reticulada de 6 metros de comprimento e 77 kg foi capturada na Malásia após engolir uma cabra inteira. Foram necessários sete bombeiros para tranquilizar a serpente e carregá-la a um local distante de assentamentos humanos, onde ela foi libertada.

A equipe de bombeiros e resgate foi chamada para uma fazenda de cabras em Kulai, no estado de Johor, no sul do país, na manhã de quarta-feira (28).

publicidade

“Quando chegamos ao destino, encontramos uma cobra de 6 metros dentro de um estábulo de cabras”, afirmou um porta-voz do Departamento de Bombeiros e Resgate de Jahor. “O proprietário afirmou que uma de suas cabras estava desaparecida e que acreditava que o animal tivesse sido engolido pela cobra.”

Eles encontraram a cobra no interior do estábulo e, com grande dificuldade, a carregaram até a beira de uma estrada próxima. Lá, os profissionais tentaram extrair a cabra de dentro da serpente, mas ela regurgitou o animal morto antes que isso fosse necessário.

publicidade

Veja a seguir um vídeo do procedimento empregado pelos bombeiros:

Cobras gigantescas

A píton-reticulada é uma das maiores cobras do mundo, comumente passando dos 6 metros de comprimento. O mais longo espécime já encontrado tinha quase 10 metros.

publicidade

Essas cobras são nativas do sudeste asiático e, embora sejam normalmente encontradas em florestas e campos, elas se adaptam bem a diversos ambientes, inclusive foram encontradas no esgoto em países como a Indonésia e Singapura.

Carnívoros, esses animais subsistem basicamente de pássaros e mamíferos, incluindo presas grandes como porcos e cervos. A píton-reticulada só é capaz de engolir espécies de grande porte graças ao seu maxilar peculiar, cujas duas partes se movem independentemente uma da outra, já que não são fixas, mas conectadas por um ligamento flexível.

publicidade

Leia mais:

Além disso, essa píton é uma cobra constritora, ou seja, matam suas presas sufocando-as em vez de envenenando-as. Ataques contra humanos são raros, mas vez ou outra ocorrem: há numerosos relatos de pessoas sendo engolidas por essas serpentes, incluindo uma mulher na Indonésia encontrada dentro de uma píton-reticulada de 7 metros.

A despeito da caça intensiva a esses animais visando fins comerciais, eles ainda conseguem manter uma população relativamente estável.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!