A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que permite que máquinas operem eficientemente e resolvam alguns problemas. Sabemos que ela veio para ficar e já podemos usufruir desse recurso para o nosso dia-a-dia, facilitando pesquisas e auxiliando em nossas dúvidas. 

Sendo assim, faltando poucos dias para as Eleições 2022, trouxemos algumas IA que podem te ajudar nesse período, monitorando informações e explicando diversos questionamentos.

publicidade

Leia mais:

O primeiro dessa lista é a Alexa, a assistente virtual da Amazon, após uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a empresa, a Alexa, está apta a responder diversas perguntas sobre o processo eleitoral no Brasil.

publicidade

Segundo um post feito por Angelo Pixel, gerente de produto da Amazon, no Linkedin, a Alexa está apta a responder cerca de 27 perguntas, confira alguns exemplos:

  1. A urna eletrônica é segura?
  2. Qual é o horário de votação?
  3. Com qual idade já posso voltar?
  4. O que acontece com quem não vota?
  5. O que é voto em trânsito?
  6. O que é voto nulo?
  7. Onde eu consulto o local de votação?
  8. Como justificar meu voto?
  9. Quais documentos preciso levar no dia da votação?
  10. Quando começa o novo mandato?

Siri

Seguindo nessa linha, a Siri, assistente inteligente da Apple, também é programada para fornecer respostas a perguntas sazonais relacionadas a eventos durante um período específico (além das mais diversas questões atemporais).

publicidade

Com isso, já é possível sanar algumas questões com a Siri a respeito do pleito, já que, no próximo domingo, dia 2 de outubro, acontecem as eleições de 2022.

Assim como a Alexa, a Siri está programada para responder as mais diversas perguntas, como por exemplo: Datas e locais de votação – direcionando o usuário para o site do Tribunal Superior Eleitoral -, o que é voto em branco, se vai ter segundo turno.

publicidade

Porém, caso algum usuário faça a seguinte pergunta para ela: “Em qual candidato devo votar?”, a Siri se manterá imparcial, dizendo que o que importa é o voto.

https://twitter.com/jean_t93/status/1575301693167779841?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1575301693167779841%7Ctwgr%5E20148f6c19ba5cae47aa7113e5cb9af0d274c373%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fmacmagazine.com.br%2Fpost%2F2022%2F09%2F29%2Fsiri-fornece-informacoes-sobre-as-eleicoes-no-brasil%2F

WhatsApp 

Outro serviço que teve uma grande repercussão em seu ano de lançamento (2020), foi uma parceria entre o TSE com o WhatsApp. Juntos eles criaram o “Fato ou Boato”, que consiste em ser uma ferramenta que tem o objetivo reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral, e em 2022 o Fato ou Boato ganhou uma renovação.

E para utilizar o Fato ou Boato é bem simples, basta o eleitor encaminhar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp e logo após enviar o assunto ou link referente às eleições para a fazer a pesquisa. 

Quais são os direitos de quem trabalha nas eleições inteligência artificial
Imagem: Andre Goldstein/Shutterstock

Com isso, a inteligência artificial faz uma busca e traz informações já verificadas a respeito do tema.

É importante ressaltar que, caso a dúvida não possua nenhum conteúdo com dados verificados, ela é encaminhada para o grupo de checadores de fatos e o eleitor cadastrado recebe notificação de quando o conteúdo estiver disponível.

Eleições 2022: Como emitir o e-Título e usá-lo nas votações

As eleições começam no próximo domingo (2) com as votações do primeiro turno. Nesse ano, o TSE e a Justiça Eleitoral desenvolveram uma série de aplicativos e canais de atendimento online para esclarecer e tirar dúvidas dos eleitores. Porém, o aplicativo que certamente será o mais utilizado é o e-Título, criado em 2017, que atualmente é o documento digital mais baixado no Brasil.

Só na última semana o e-Título teve mais de 2,5 milhões de downloads. De acordo com o TSE, cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo em seus dispositivos.

Leia mais em Olhar Digital

Com informações de: Câmara dos Deputados | Núcleo | Mac Magazine