Pelo que parece, o TikTok não abandonou totalmente os planos de lançar o recurso de compras ao vivo nos Estados Unidos. Para isso, a rede social pretende fazer uma parceria com a TalkShopLive, de acordo com uma reportagem do Financial Times.

A ideia representa uma segunda tentativa de entrar no mercado americano. Em julho, o FT indicou que a rede social estava reduzindo as compras ao vivo nos EUA e na Europa depois de ver resultados pouco animadores em testes feitos no Reino Unido.

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Desta vez, porém, a gigante chinesa contaria com a expertise de outra empresa. A TalkShopLive é uma plataforma de compras ao vivo com sede em Los Angeles e, conforme apontado pelo FT, é usada por empresas como Walmart e MSN da Microsoft para realizar transmissões ao vivo de compras.

Essa parceria permitiria os criadores hospedassem sessões de compras ao vivo no TikTok, além de oferecer às marcas a opção de replicar a transmissão simultaneamente para seus próprios sites.

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Ainda que não tenha um modelo consolidado, o TikTok já explora recursos de compras desde o ano passado e, recentemente, lançou uma guia dedicada no aplicativo (chamada Loja) para usuários na Indonésia.

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Aparentemente, o desafio é mais cultural do que técnico, já que as compras ao vivo ainda não decolaram nos mercados fora da Ásia. Porém, isso não impediu empresas como TikTok, YouTube, Pinterest e Amazon de experimentarem o recurso fora da região.

Até o Facebook tentou encontrar uma maneira para popularizar as compras ao vivo, mas a empresa anunciou em agosto que está encerrando o recurso para se concentrar em Reels.

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Embora o acordo da empresa chinesa com o TalkShopLive não tenha sido confirmado, o FT diz que as compras ao vivo podem chegar “no próximo mês com grandes marcas”, bem a tempo da temporada de festas.

Via The Verge