O Olhar Digital esteve no MIT-IBM Watson AI Lab em Cambridge, Massachusetts para conhecer projetos de inteligência artificial da IBM, e no laboratório, conhecemos uma camiseta que, ao ser usada, torna a pessoa invisível nas câmeras de segurança.

Isso parece algo saído da ficção científica, ou quem sabe a capa de invisibilidade de Harry Potter, mas é um projeto real. Assim, essa simples estampa na camisa criada por inteligência artificial consegue burlar câmeras de segurança de um sistema específico.

Infelizmente não pudemos tirar mais fotos ou gravar vídeos da demonstração no MIT-IBM Watson AI Lab, mas posso atestar que o sistema efetivamente funciona. Eu testei pessoalmente essa camiseta na frente de uma câmera de segurança durante a demonstração da tecnologia.

Durante essa demonstração, eu realmente tornei invisível para as câmeras, o que me deixou muito impressionado.

publicidade

Câmeras de segurança não reconhecem camiseta mesmo com dobras e mudanças de iluminação

Como foi feita para ser usada em uma camiseta, o padrão impresso na camiseta foi desenvolvido para ser reconhecido mesmo com as eventuais dobras do tecido, e outras possíveis distorções, algo realmente bem interessante. 

Segundo a pesquisadora do MIT, o projeto considera não só a modelagem geométrica, com mudanças geradas por diferentes poses, ou o já citado simples amassado das roupas, mas vai além. Assim, também foram calculadas mudanças provocadas por diferentes condições de iluminação, como sob a luz do sol, em dias nublados, em ambientes internos e externos. 

Além disso, a equipe do MIT também pensou em eventuais distorções de cores dependendo da impressão do arquivo, e eventuais correções de cores pelas câmeras. Tudo isso foi incluído para gerar exemplos adversários nos algoritmos, ajudando a camiseta a se manter invisível em todas essas situações e condições específicas. 

Possíveis usos para a camiseta que deixa a pessoa invisível para câmeras

Existem vários usos possíveis para essa camiseta, e por mais que a primeira coisa que vem a cabeça seria algum ladrão usar essa camiseta para cometer um crime, mas a pesquisadora do MIT nos lembra que ela também poderia ser usada por ativistas para fugir da perseguição de governos totalitários. 

Outros exemplos de objetos ou imagens que burlam câmeras de segurança
Outros exemplos de objetos ou imagens que burlam câmeras de segurança / Foto: Nick Ellis

Outros exemplos de aplicações práticas dessa tecnologia são óculos que tornam seu usuário invisível, uma tartaruga impressa em 3D reconhecida por sistemas de IA como uma carabina, e algumas marcações em uma placa de parar que tornam uma placa de trânsito de parada como se fosse uma placa de limite de velocidade.

Leia mais:

Outros projetos do MIT-IBM Watson AI Lab

Como o nome diz, o MIT-IBM Watson AI Lab foi criado pela IBM em parceria com o MIT, e por lá, pudemos conhecer vários exemplos de projetos de inteligência artificial tão inovadores quanto esse.

No meu post de amanhã, vou falar sobre outros projetos desenvolvidos pela IBM e pelo MIT. Assim, se você estiver curioso para saber tudo que eu vi por lá, não deixe de conferir. Além disso, para saber como foi a simulação de um ataque hacker no Cyber Range do IBM X-Force Command Center, é só clicar aqui

Confira abaixo a minha participação ao vivo no boletim Olhar Digital News conversando sobre o evento da IBM. No vídeo eu falo primeiro da experiência no Cyber Range da IBM, e depois sobre a visita ao MIT-IBM Watson AI Lab. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!