Uma pesquisa publicada por médicos brasileiros no início de setembro na Public Health in Practice, intitulada de ‘Does Pink October really impact breast cancer screening?’ (O Outubro Rosa realmente impacta o rastreamento do câncer de mama?), aponta que a campanha de conscientização sobre o câncer de mama elevou em 39% o volume de exames de mamografia no setor público brasileiro durante o período da campanha e nos meses posteriores a outubro.

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Uma das respostas dos pesquisadores, coordenados pelo Dr. Marcelo Antonini, do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Mastologia de São Paulo (SBM-SP) e mastologista do Hospital do Serviço Público Estadual de São Paulo, defendeu que tais ações deveriam ser realizadas ao longo do ano, não apenas no mês de outubro.

“O aumento do número de mamografias realizadas no Brasil devido ao Outubro Rosa mostra que a conscientização sobre o câncer de mama e a educação em saúde são necessárias e devem ser incentivadas não só pelas entidades médicas, mas por toda a sociedade e pelo governo federal”, informa o Dr. Antonini.

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É importante dizer que a detecção precoce do câncer de mama leva a melhores resultados na diminuição da mortalidade e tem um ótimo custo-benefício para a saúde pública em geral. 

No entanto, a aderência ao rastreio segue sendo um desafio do ponto de vista da política de saúde pública. 

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De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade no Brasil está em ascensão e a adesão ao tratamento varia de acordo com a região geográfica. Fatores como atrasos no diagnóstico, diminuição da adesão aos programas de rastreio e lacunas na implementação de ações são responsáveis por essas diferenças.

Imagem mostra o torso de uma mulher ao fundo, à frente ela segura um laço rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama
Crédito: Alejandro_Munoz/Shutterstock

Mais prevenção em outubro

Os autores da pesquisa destacam que entre 2017 e 2021, o número de exames de mamografia aumentou significativamente em outubro, bem como em novembro e dezembro, em relação aos demais trimestres de cada ano – janeiro a março, abril a junho e julho a setembro.

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Confira o impacto da Campanha Outubro Rosa em mulheres brasileiras que fazem exames de câncer de mama, 2017 a 2021 (fonte: DATASUS):

  • Outubro: 33%
  • Novembro: 39%
  • Dezembro: 22%

Além disso, o rastreamento do câncer de mama no Brasil caiu 60,4% no começo da pandemia do COVID-19, porém os números foram restabelecidos em 2021. E, em suma, uma das principais conclusões dos médicos é que as campanhas de saúde pública como o ‘Outubro Rosa’ se expandem e durem por mais meses.

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