Nesta terça-feira (4), a Rússia multou o TikTok por não ter excluído conteúdos que violam as leis do país a respeito de “propagandas LGBT“. Além da rede social, a Twitch também foi multada pelas autoridades de Moscou, que alegaram que a plataforma de streaming hospedava um vídeo de entrevista com uma figura pública da Ucrânia que continha informações “falsas”.

O site Reuters solicitou um comentário de ambas as empresas das plataformas digitais, porém, nenhuma delas quis se pronunciar. A Interfax, agência de notícias russa, contou que um porta-voz do TikTok insistiu no tribunal para que o processo todo fosse encerrado, entretanto, não forneceu mais detalhes.

publicidade

Leia mais:

Essas multas de agora marcam a última etapa de uma longa disputa entre Moscou com as grandes empresas de tecnologia, que trazem penalidades devido aos conteúdos, exigências sobre o armazenamento de dados e proibições permanentes.

publicidade

O Tribunal Distrital de Tagansky de Moscou afirmou que o TikTok, propriedade da ByteDance, foi multado em 3 milhões de rublos (mais de R$ 262 mil) porque estavam “promovendo valores não tradicionais, LGBT, feminismo e uma representação distorcida dos valores sexuais tradicionais” dentro do aplicativo.

A Twitch, propriedade da Amazon, recebeu uma multa de 4 milhões de rublos (mais de R$ 350 mil), devido a apresentação de uma entrevista de Oleksiy Arestovych com o conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

publicidade
Rússia, rede social, TikTok e Twitch
Gráfico de linha de tendência de baixa com bandeira russa ao fundo.
Imagem: C. Aphirak/Shutterstock

Vídeo machista no TikTok causa demissão de vice-presidente da Apple

Apple demitiu o vice-presidente de compras da empresa, Tony Blevins, após o executivo aparecer com falas machistas em um vídeo publicado no TikTok.

No vídeo publicado no dia 5 de setembro, o influenciador de carros de luxo, Daniel Mac, gravou Blevins saindo de uma Mercedes Benz e pergunta o que ele faz da vida. Em resposta, o executivo diz: “Eu corro de carro, jogo golfe e acaricio mulheres de seios grandes. Mas eu descanso em fins de semana e feriados importantes”. 

publicidade

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!