Hacker russo é preso por supostamente invadir software de exame universitário

Um hacker russo foi detido pela agência de investigação da Índia, por ter invadido o software usado no Exame de Entrada Conjunta (JEE-Main).
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 04/10/2022 19h00
shutterstock_1198362232
Imagem: Golden Dayz/ Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um hacker russo foi detido pelo Central Bureau of Investigation (CBI), principal agência de investigação da Índia, por supostamente ter invadido o software usado no Exame de Entrada Conjunta (JEE-Main), responsável por avaliar a entrada de estudantes nas graduações de engenharia, arquitetura e planejamento em faculdades indianas.

De acordo com as autoridades, o ataque ocorreu em setembro de 2021, quando o hacker foi responsável por invadir o software iLeon durante a realização do exame.

O nome do hacker não foi divulgado pela CBI, porém veículos de imprensa indianos identificaram que o cibercriminoso se chama Mikhail Shargin.

Leia mais:

(Imagem: Virrage Images/ Shutterstock)

“O referido acusado foi detido pelo Departamento de Imigração no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Delhi, quando chegava à Índia vindo de Almaty, no Cazaquistão”, disse a CBI em comunicado.

De acordo com o CBI, o hacker estaria atuando junto a pessoas que estavam por dentro da realização do exame. Esses funcionários que supostamente auxiliaram no ataque ao software são da Affinity Education, empresa consultora em educação, que foi contratada no ano passado para ajudar na realização da prova.

A agência de segurança indiana acusou os conspiradores do crime de “manipular o exame on-line do JEE (Mains) e facilitar a admissão de aspirantes a alunos nos melhores NITs (Institutos Nacionais de Tecnologia), resolvendo o questionário do candidato por meio de acesso remoto de um centro de exames escolhido em Sonepat (cidade indiana)”.

Segundo as autoridades, foram realizados mandados de busca em 19 lugares em 2021, o que levou à apreensão de 25 laptops, sete PCs e outras evidências do cibercrime.

Com informações de The Hacker News

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.