*Contém spoilers!
O oitavo episódio de “House of the Dragon” estreou neste domingo (9) e os conflitos na Casa Targaryen devem esquentar de vez. O símbolo do início dessa tempestade está na cena final do capítulo, quando o rei Viserys Targaryen está à beira da morte após o avanço da doença que o atinge.
O episódio traz um jantar promovido por Viserys que deveria trazer uma reconciliação na família dos dragões. Aparentemente, Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower pareciam estar se aproximando novamente – embora os filhos de ambas não estivessem ajudando muito.
No entanto, após o jantar, Viserys está com a mente bagunçada e dando seu último suspiro. O rei confunde Alicent com Rhaenyra e conta para esposa sobre a canção de Gelo e Fogo, algo que a filha havia perguntado anteriormente para o pai.
Esse questionamento de Rhaenyra veio antes das discussões na sala do trono, quando Daemon Targaryen corta a cabeça de Vaemond Velaryon após o irmão do rei Corlys questionar a legimitidade de Lucerys e Jace Velaryon e chamar a filha de Viserys de prostituta – como Corlys está seriamente ferido pós-batalha, havia uma disputa pelo trono de Driftmark.

Rhaenyra questiona o pai, confuso devido à doença e medicado com leite de papoula, sobre o peso de ser herdeira do Trono de Ferro. A princesa Targaryen está incerta sobre seu futuro e pergunta sobre a profecia de Aegon, o Conquistador (As Crônicas de Gelo e Fogo).
“Você me disse que era nosso dever manter o reino unido contra um inimigo comum. Ao me nomear herdeira, você dividiu o reino. Eu pensei que queria, mas o fardo é pesado. É muito pesado”, afirma Rhaenyra para Viserys.
Após todos os acontecimentos, desde as dicussões na sala do trono até o jantar em família, Viserys vai para seu quarto sentindo dores e Alicent tenta lhe ajudar, dando leite de papoula. Confuso, o rei confunde sua esposa com Rhaenyra e afirma acreditar na profecia de Aegon. No entanto, Alicent entende que o rei está, na verdade, falando do filho deles e não do antepassado conquistador.
Nesse momento, Viserys continua acreditando que está falando com Rhaenyra e afirma que a princesa é a única que pode “unir o reino contra o frio e a escuridão”, sendo o “príncipe prometido” da profecia de Aegon. Depois de anos, o rei ainda acredita em sua filha e não se arrependeu de nomeá-la herdeira do Trono de Ferro.
Contudo, por compreender a mensagem de Viserys de maneira deturpada, Alicent acredita que o filho Aegon será o herdeiro do rei e o príncipe que vai unir o reino – especialmente porque ela não tinha conhecimento da profecia.
Leia mais:
- “House of the Dragon”: Showrunner renova contrato com a HBO
- “House of the Dragon”: Antes da tempestade, os Targaryen brindam
- Ator diz que Larys tem o mesmo “estilo de vida” de Mindinho e Varys
Com isso, o episódio termina com Viserys morto e aparentemente desencadeando a guerra civil na Casa Targaryen esperada pelos fãs da série. Os dois últimos episódios de “House of the Dragon” devem exibir uma batalha insana para a reivindicação do Trono de Ferro.
“House of the Dragon” pode ser visto no canal da HBO e na plataforma de streaming HBO Max, com o lançamento dos episódios aos domingos. O episódio final da temporada chega no dia 23 de outubro.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!