Não é sempre que um escritor prefere uma adaptação acima de sua própria versão de uma história, mas isto parece ter acontecido com um personagem de “House of the Dragon”, que se baseia no livro “Fogo e Sangue” de George R.R. Martin.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 8 de “House of the Dragon”.

publicidade
house of the dragon
Paddy Considine como Viserys I Targaryen em “House of the Dragon”. Imagem: HBO

O personagem em questão é o Rei Viserys I Targaryen, interpretado por Paddy Considine em “House of the Dragon”, série da HBO que se trata de um prelúdio de “Game of Thrones“. A revelação da preferência de Martin partiu do próprio ator, que contou ter recebido esta informação – e um grande elogio – do próprio escritor.

Viserys é conhecido no texto original por ser extremamente passivo, e Considine afirmou à revista GQ que levou um tempo até as pessoas entenderem o que ele queria fazer com o personagem. “Senti que meu trabalho era servir Viserys e levei isso a sério. Mas por um tempo, as pessoas ficaram inseguras,” contou ele.

publicidade

No final das contas, tudo funcionou, e o ator revelou sobre o elogio gigante feito a ele. “Eu recebi uma mensagem de texto que simplesmente dizia, ‘o seu Viserys é melhor que o meu Viserys’,” contou Considine à GQ. “[A mensagem] era de George R.R. Martin. E eu pensei: isso vai bastar. Obrigado por confiar em mim.”

Viserys, cuja saúde vinha piorando a cada episódio de “House of the Dragon”, termina um longo período de paz em Westeros ao nomear sua filha mais velha, Rhaenyra (Emma D’Arcy), como sua herdeira ao trono, apesar da crença por parte de sua esposa Alicent (Olivia Cooke), que o filho deles Aegon tem um direito mais forte ao trono por ser homem.

publicidade

Apesar de sua decisão ter encaminhado Westeros para uma guerra, esta não era bem a intenção do Rei Viserys. “O que eu achei realmente interessante sobre ele foi que ele não foi corrompido pelo poder”, disse Considine. “Ele só queria paz. Ele queria que as pessoas fossem felizes no final do dia, mas isso o torna fraco. Então, o que o teria tornado mais relacionável, se ele fosse um ditador? Se ele fosse um tirano? Isso seria mais satisfatório? Não é quem ele é.”

Após um episódio em que sofreu bastante, e em que Paddy Considine brilhou em cena, Viserys finalmente morreu após murmurar suas últimas palavras para Alicent. Na cena, ele acaba confundindo a esposa com a filha, Rhaenyra, e suas palavras vão tornar a sucessão ainda mais complicada nos próximos episódios de “House of the Dragon”.

publicidade

Leia mais:

“Ele era a única pessoa neste reino que tinha alguma p**** de moral”, acrescentou Considine. “Ele mantém tudo junto enquanto ele absolutamente pode. Achei que ele era uma alegria para interpretar. Ele acreditava no dever acima de tudo. Não sei se as pessoas entenderam isso corretamente. Há essa percepção de que ele é fraco, o que eu acho que é absolutamente absurdo. Ele é muito compassivo para o trabalho. Acho que o senso de dever é o que o atingiu.”

O episódio 9 de “House of the Dragon” chegará à HBO e HBO Max no próximo domingo (16) às 22h, e preparará o terreno para o episódio final de temporada. Os oito episódios iniciais da série estão disponíveis na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!