5G no Brasil: Conheça 6 vantagens para o e-commerce

Analisando o novo cenário que se forma, o executivo destaca seis benefícios que o 5G trará para o e-commerce
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 13/10/2022 18h45
Ministro das comunicações vai visitar Apple para pedir atualização do iPhone 13 para redes 5G SA
Ministro das comunicações vai visitar Apple para pedir atualização do iPhone 13 para redes 5G SA / Imagem: solarseven (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diversas cidades do país já receberam a tecnologia 5G. Segundo um estudo, a nova rede móvel deve beneficiar todos os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano, análise realizada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Deloitte. As expectativas para o varejo digital são muito altas e o 5G deve beneficiar tanto consumidores quanto varejistas.

Leia mais:

“O e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para o consumidor, que terá uma experiência mais fluida, ágil e sem problemas na navegação. Lojistas, por sua vez, terão mais recursos para fidelizar clientes e aumentar as taxas de conversão”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Analisando o novo cenário que se forma, o executivo destaca seis benefícios que o 5G trará para o e-commerce. Confira:

1) Performance das páginas

Navegação, cliques, fotos, sons, vídeos e outras ferramentas de sites e aplicativos carregarão melhor e mais rápido. Para se ter uma ideia, o download de um filme, que no 4G leva em média 2 minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos. 

A chamada latência, que é a capacidade da rede de responder a uma solicitação, também será muito menor. Com o 5G, isso cai para um milissegundo (no 4G pode chegar a 20 segundos). Esses fatores resultam em uma melhor experiência inclusive nas plataformas de compra.

compras online, shopee, mercado livre, aliexpress 5G
Imagem: 13_Phunkod/Shutterstock

2) Finalização da compra

Uma etapa fundamental na experiência do usuário é concluir as compras e efetuar os pagamentos sem tempo de inatividade ou problemas. Muitas lojas virtuais estão enfrentando problemas de integração, instabilidade e outros desenvolvimentos que desestimulam os consumidores. 

Com o 5G o usuário não passará por esses inconvenientes, permitindo um pagamento mais prático e veloz, evitando que ele abandone o carrinho. A tecnologia simplifica e agiliza as etapas de compra do e-commerce, garantindo conexões mais estáveis ​​e maior segurança nas transações, com soluções biométricas, reconhecimento facial, ferramentas de automação e análise que reduzem os riscos.

3) Realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada já está disponível no varejo, mas com o 5G está ganhando força. Os consumidores podem entrar nas lojas no metaverso, experimentar roupas e interagir com avatares em tempo real, com uma qualidade muito maior.

4) Omnichannel

O 5G não apenas contribuirá seletivamente para acelerar a transformação digital. Ele também ajuda a criar o futuro de novas soluções e tecnologias em geral. Isso leva a novos serviços no e-commerce, levando a canais cada vez mais integrados, melhorando as operações omnichannel.

5G

5) Logística

A área de logística é outra que também se beneficiará com a internet mais poderosa. Você poderá monitorar as entregas com mais eficiência, comunicar-se com os armazéns e planejar, executar e gerenciar as movimentações de produtos entre e dentro da empresa de forma mais proativa e eficiente.

“Aqui na FCamara, já temos uma experiência adiantada quando falamos de fatores como velocidade, estabilidade e integração do físico com o digital. E, sem dúvidas, o 5G será uma ferramenta que irá acelerar ainda mais os nossos projetos e transformar o e-commerce, trazendo vantagens aos lojistas, que terão maior valor agregado aos serviços e novas oportunidades de negócio, e os consumidores, que terão acesso a experiências de consumo com qualidade mais elevada”, diz Vieira.

6) Internet das Coisas (IoT)

O 5G permitirá o desenvolvimento da IoT, pois se baseia no aprimoramento da rede que pode conectar vários dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo com estabilidade de rede e melhor conectividade. Para o e-commerce, por exemplo, os usuários podem se conectar ao seu site pela TV, resultando em uma experiência muito mais eficiente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.

Ícone tagsTags: