Diversas cidades do país já receberam a tecnologia 5G. Segundo um estudo, a nova rede móvel deve beneficiar todos os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano, análise realizada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Deloitte. As expectativas para o varejo digital são muito altas e o 5G deve beneficiar tanto consumidores quanto varejistas.

Leia mais:

“O e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para o consumidor, que terá uma experiência mais fluida, ágil e sem problemas na navegação. Lojistas, por sua vez, terão mais recursos para fidelizar clientes e aumentar as taxas de conversão”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Analisando o novo cenário que se forma, o executivo destaca seis benefícios que o 5G trará para o e-commerce. Confira:

publicidade

1) Performance das páginas

Navegação, cliques, fotos, sons, vídeos e outras ferramentas de sites e aplicativos carregarão melhor e mais rápido. Para se ter uma ideia, o download de um filme, que no 4G leva em média 2 minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos. 

A chamada latência, que é a capacidade da rede de responder a uma solicitação, também será muito menor. Com o 5G, isso cai para um milissegundo (no 4G pode chegar a 20 segundos). Esses fatores resultam em uma melhor experiência inclusive nas plataformas de compra.

compras online, shopee, mercado livre, aliexpress 5G
Imagem: 13_Phunkod/Shutterstock

2) Finalização da compra

Uma etapa fundamental na experiência do usuário é concluir as compras e efetuar os pagamentos sem tempo de inatividade ou problemas. Muitas lojas virtuais estão enfrentando problemas de integração, instabilidade e outros desenvolvimentos que desestimulam os consumidores. 

Com o 5G o usuário não passará por esses inconvenientes, permitindo um pagamento mais prático e veloz, evitando que ele abandone o carrinho. A tecnologia simplifica e agiliza as etapas de compra do e-commerce, garantindo conexões mais estáveis ​​e maior segurança nas transações, com soluções biométricas, reconhecimento facial, ferramentas de automação e análise que reduzem os riscos.

3) Realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada já está disponível no varejo, mas com o 5G está ganhando força. Os consumidores podem entrar nas lojas no metaverso, experimentar roupas e interagir com avatares em tempo real, com uma qualidade muito maior.

4) Omnichannel

O 5G não apenas contribuirá seletivamente para acelerar a transformação digital. Ele também ajuda a criar o futuro de novas soluções e tecnologias em geral. Isso leva a novos serviços no e-commerce, levando a canais cada vez mais integrados, melhorando as operações omnichannel.

5G

5) Logística

A área de logística é outra que também se beneficiará com a internet mais poderosa. Você poderá monitorar as entregas com mais eficiência, comunicar-se com os armazéns e planejar, executar e gerenciar as movimentações de produtos entre e dentro da empresa de forma mais proativa e eficiente.

“Aqui na FCamara, já temos uma experiência adiantada quando falamos de fatores como velocidade, estabilidade e integração do físico com o digital. E, sem dúvidas, o 5G será uma ferramenta que irá acelerar ainda mais os nossos projetos e transformar o e-commerce, trazendo vantagens aos lojistas, que terão maior valor agregado aos serviços e novas oportunidades de negócio, e os consumidores, que terão acesso a experiências de consumo com qualidade mais elevada”, diz Vieira.

6) Internet das Coisas (IoT)

O 5G permitirá o desenvolvimento da IoT, pois se baseia no aprimoramento da rede que pode conectar vários dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo com estabilidade de rede e melhor conectividade. Para o e-commerce, por exemplo, os usuários podem se conectar ao seu site pela TV, resultando em uma experiência muito mais eficiente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!