A Agência Central de Inteligência (CIA), dos Estados Unidos, está financiando pesquisas para ressuscitar animais extintos, como os mamutes lanosos e tigres da Tasmânia. Para isso, a agência, através de uma empresa de investimento em capital de risco, chamada In-Q-Tel, direcionou dinheiro para a Colossal Biosciences, no Texas.

A Colossal Biosciences é uma empresa voltada para o campo da engenharia genética, e tem como objetivo enfrentar a extinção através do processo de “desextinção”, ou seja, trazer de volta à vida animais já extintos. De acordo com o site da Colossal, o principal objetivo da empresa é “ver o mamute lanoso sobre a tundra mais uma vez”.

publicidade

Leia mais:

Segundo a empresa, essa missão poderá ser cumprida com o uso da tecnologia, que será utilizada para modelar o DNA. A Colossal também declarou interesse em ressuscitar o tigre da Tasmânia – um marsupial parecido com um lobo que foi extinto na década de 1930 – bem como o pássaro dodô.

publicidade

De acordo com uma publicação da In-Q-Tel, a CIA está mais interessada na tecnologia de engenharia genética subjacente, do que na volta desses animais. Funcionários da empresa declaram que esse investimento da agência norte-americana de segurança “é mais sobre capacidade e menos sobre mamutes lanosos”.

Para alcançar esse objetivo, a Colossal visa empregar um método de edição de genes denominado CRISPR. Trata-se de uma espécie de “tesoura” genética que os cientistas podem usar para cortar, colar e substituir sequências genéticas específicas no DNA de um organismo.

publicidade

Interesse da CIA no projeto de “desextinção” animais

Recentemente, o Olhar Digital publicou uma matéria detalhando as intenções da Colossal Bioscience. Os pesquisadores estão cientes dos desafios, já que é impossível recriar um animal, exatamente como ele era há 10 mil anos, nos moldes atuais. Porém, com ferramentas que permitem a edição de DNA, os cientistas podem inserir algumas características comuns dos mamutes em elefantes modernos. Dentre essas características, destaca-se a resistência ao frio.

A In-Q-Tel declarou que o investimento da CIA neste projeto ajudará o governo dos EUA a “definir os padrões éticos, bem como tecnológicos e tecnológicos” para a tecnologia de engenharia genética, e manter os EUA um passo à frente das nações concorrentes que também podem estar interessadas em ler, escrever e alterar o código genético.

publicidade

Os críticos das ambições da Colossal Biosciences alertaram para as condições nas quais essa “desextinção” irá ocorrer, mesmo que uma empresa seja capaz de projetar um animal saudável, o habitat natural desse tipo de bicho não existe mais, e o código genético não ensina um animal a prosperar em um ecossistema desconhecido. Além disso, a crítica também se volta ao setor financeiro, pois alguns cientistas argumentam que o dinheiro gasto nesses projetos, poderia ser direcionado para a conservação de animais vivos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!