A importância das pessoas no processo de transformação digital nas empresas

Por Mauricio Araujo, editado por André Lucena 14/10/2022 09h00, atualizada em 25/01/2025 17h56
Imagem ilustra a transformação digital por meio de uma silhueta de duas mãos segurando um globo feito de redes digitais
Crédito: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando o assunto é Transformação Digital, muito se fala sobre o investimento em novas tecnologias para inovar e automatizar processos. Contudo, o que muitos esquecem de levar em consideração é que não existe transformação digital bem-sucedida sem o investimento na equipe. A inovação depende de pessoas engajadas e comprometidas com o desenvolvimento de novas soluções.

Um exemplo prático e bastante comum nas empresas brasileiras é a implementação de sistemas de gestão – ou, ERPs. É certo que a escolha do software e a instalação são passos importantes, mas o sucesso da mudança depende prioritariamente do passo seguinte: o trabalho de conscientização dos colaboradores. Muito mais do que apresentar a solução, a equipe precisa entender como será possível melhorar os indicadores, impulsionar resultados e otimizar as funções práticas do dia a dia.

De acordo com pesquisa realizada pelo McKinsey GIobal Institute, 1 a cada 16 funcionários devem mudar de função até 2030 para atender à demanda crescente por digitalização. Ou seja, o estudo aponta dois pilares para qualquer mercado nos próximos anos: 1) a tecnologia vai transformar os processos das empresas; 2) as pessoas fazem parte desta mudança e necessitam de investimento.

Leia mais:

Três pessoas, dois homens e uma mulher, vestidos com roupas formais
Crédito: Shutterstock

Este movimento que coloca as pessoas à frente do processo de transformação digital já mobiliza grandes atores globais. A Coca-Cola, por exemplo, desenvolveu uma academia digital para capacitar gerentes e líderes de equipe em habilidades digitais. A iniciativa prepara a equipe para o que está por vir e evita um problema comum nas organizações em processo de modernização, a desconfiança dos colaboradores em relação à tecnologia.

A digitalização das empresas não é algo novo, mas definitivamente é um processo que foi acelerado pela pandemia – que limitou o espaço físico e ampliou o digital, todavia, resumir este movimento à produtos é um engano que, inclusive, pode enfraquecer o potencial que a inovação agrega às companhias. Transformação digital é sobre pessoas e não acontece sem humanização, engajamento e preparação.

Mauricio Vieira Araujo é diretor de Operações e Alianças da Unentel Distribuição

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mauricio Araujo é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.