Elon Musk afirma que não poderá continuar financiando internet Starlink na Ucrânia

Matheus Barros14/10/2022 14h23
Elon-Musk
Imagem: Creative Commons - Flickr
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk afirmou nesta sexta-feira (14) que sua empresa de foguetes SpaceX não poderá continuar a financiar a internet Starlink indefinidamente para a Ucrânia. A conexão via satélite foi fundamental para que os civis e militares continuassem acessando a internet durante a guerra contra a Rússia

Nesta semana, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, chegou a relatar que os serviços da Starlink ajudaram a restaurar a infraestrutura  de energia e comunicações em áreas críticas após mais de 100 ataques de mísseis de cruzeiro russos.

Leia também!

“A SpaceX não está pedindo para recuperar despesas passadas, mas também não pode financiar o sistema existente indefinidamente e enviar vários milhares de terminais a mais com uso de dados até 100 vezes maior do que as residências típicas. Isso não é razoável”, escreveu Musk no Twitter.

Elon Musk fez o comentário após uma reportagem da CNN apontar que a SpaceX enviou uma carta ao Pentágono no mês passado informando que não poderia continuar financiando o serviço Starlink na Ucrânia. Segundo a matéria, a empresa ainda fala que só poderá continuar fornecendo a internet caso passe a receber esses valores das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Um porta-voz do Pentágono afirmou que o Departamento de Defesa continua “a trabalhar com a indústria para explorar soluções para as forças armadas da Ucrânia à medida que repelem a agressão brutal e não provocada da Rússia”.

Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã
Imagem: naratrip2/Shutterstock

Elon Musk chegou a contar que sua empresa está sofrendo diversos ataques cibernéticos. “Também tivemos que nos defender contra ataques cibernéticos e interferências, que estão ficando mais difíceis”, escreveu o bilionário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.