Meta vai encerrar recurso importante do Facebook

Lyncon Pradella15/10/2022 11h07, atualizada em 15/10/2022 11h46
Facebook-iOS
Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ano era 2015 e a Meta acabava de lançar o Instant Articles, um novo formato para ajudar na leitura e carregamento de notícias dentro do Facebook. Sete anos depois, a empresa afirmou que irá encerrar o recurso por falta de uso – e para destinar mais atenção e investimento para outros produtos, como o Reels do Instagram.

Ao site Engadget, a Meta confirmou que o encerramento do suporte para o Instant Articles será em abril de 2023. “Atualmente, menos de 3% do que as pessoas ao redor do mundo veem no feed do Facebook são postagens com links para artigos de notícias”, disse um porta-voz da gigante de tecnologia. “E, como dissemos no início deste ano, como empresa, não faz sentido investir demais em áreas que não se alinham às preferências do usuário“, acrescentou.

meta

O porta-voz ainda informou que os usuários das redes sociais da Meta passam muito mais tempo consumindo conteúdos em vídeos – ainda mais se forem curtos – e não querem mais ler tantas notícias sobre política.

A decisão de encerrar o suporte para o Instant Articles em abril foi para dar tempo às páginas para reavaliarem suas estratégias no Facebook. Após esse prazo, quando o usuário clicar em um link, será redirecionado direto para o site da página.

Leia também!

O que falta para o metaverso da Meta decolar?

Mark Zuckerberg ficou muito conhecido por revolucionar a internet mundial com a chegada do Facebook, rede social de sua criação. Anos depois sua empresa comprou outras plataformas, como WhatsApp e Instagram, e hoje se estabeleceu como um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo. E a nova aposta do empresário vai além de uma rede social, se trata de um universo digital: o metaverso. 

Não é nenhuma novidade que Zuckerberg está completamente focado neste projeto, tanto que sua empresa, há cerca de um ano, foi rebatizada como “Meta”. A vontade de fazer o metaverso dar certo é tão grande que bilhões de dólares estão sendo destinados ao mundo digital, o que espanta até mesmo outros acionistas da empresa.

Para saber mais, acesse a reportagem exclusiva do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.