O ano era 2015 e a Meta acabava de lançar o Instant Articles, um novo formato para ajudar na leitura e carregamento de notícias dentro do Facebook. Sete anos depois, a empresa afirmou que irá encerrar o recurso por falta de uso – e para destinar mais atenção e investimento para outros produtos, como o Reels do Instagram.
Ao site Engadget, a Meta confirmou que o encerramento do suporte para o Instant Articles será em abril de 2023. “Atualmente, menos de 3% do que as pessoas ao redor do mundo veem no feed do Facebook são postagens com links para artigos de notícias”, disse um porta-voz da gigante de tecnologia. “E, como dissemos no início deste ano, como empresa, não faz sentido investir demais em áreas que não se alinham às preferências do usuário“, acrescentou.

O porta-voz ainda informou que os usuários das redes sociais da Meta passam muito mais tempo consumindo conteúdos em vídeos – ainda mais se forem curtos – e não querem mais ler tantas notícias sobre política.
A decisão de encerrar o suporte para o Instant Articles em abril foi para dar tempo às páginas para reavaliarem suas estratégias no Facebook. Após esse prazo, quando o usuário clicar em um link, será redirecionado direto para o site da página.
Leia também!
- WhatsApp testa recurso para editar mensagem em até 15 minutos
- Twitter começa a testar recurso que impede a menção de outros usuários
- Elon Musk afirma que não poderá continuar financiando internet Starlink na Ucrânia
O que falta para o metaverso da Meta decolar?
Mark Zuckerberg ficou muito conhecido por revolucionar a internet mundial com a chegada do Facebook, rede social de sua criação. Anos depois sua empresa comprou outras plataformas, como WhatsApp e Instagram, e hoje se estabeleceu como um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo. E a nova aposta do empresário vai além de uma rede social, se trata de um universo digital: o metaverso.
Não é nenhuma novidade que Zuckerberg está completamente focado neste projeto, tanto que sua empresa, há cerca de um ano, foi rebatizada como “Meta”. A vontade de fazer o metaverso dar certo é tão grande que bilhões de dólares estão sendo destinados ao mundo digital, o que espanta até mesmo outros acionistas da empresa.
Para saber mais, acesse a reportagem exclusiva do Olhar Digital.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!