Raios são um fenômeno dramático e impressionante. Durante uma tempestade, milhares deles podem atingir uma cidade, foi pensando nisso que um fotógrafo captou os relâmpagos que caíram sobre o Vale Klang, na Malásia, em uma compilação de 32 fotos individuais tiradas ao longo de 40 minutos no local.

“Acabei de configurar minha câmera para fotografar em intervalo e mesclar os resultados com o photoshop”, contou o fotógrafo Fendy Gan, responsável pelo registro feito na região de Kuala Lumpur para a Newsweek.

“Recebemos muitos relâmpagos a maior parte do ano”, disse Gan. “Mas essa tempestade em particular foi muito especial por causa da clareza do céu e da frequência dos ataques”, completou ainda.

A capital da Malásia, inclusive, é um dos locais mais propensos a queda de raios no mundo, o que explica a foto impressionante feita pelo fotógrafo. No entanto, entre os países, o Brasil é o que mais registra o fenômeno. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no território brasileiro.

publicidade

É perigoso tomar banho durante tempestades com raios?

As chances de ser atingido por um raio é baixa, mas não impossível. O físico James Rawlings, da Universidade de Nottingham Trent, no Reino Unido, cita algumas medidas que podem ser tomadas para que as pessoas se protejam durante o fenômeno.

Leia mais:

Objetos que conduzem mais eletricidade, como o metal, estão mais propensos a serem atingidos por um raio durante uma tempestade. Então, mesmo dentro de casa, as pessoas precisam tomar cuidado, já que fios metálicos, tubos ou até mesmo a água fornecem um caminho condutor conveniente para a eletricidade seguir até o chão. As torneiras e o chuveiro são dotados desses dois elementos, água e metal, fatores que os torna um caminho ideal para a eletricidade. É por essa razão que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, encoraja fortemente que as pessoas evitem todas as atividades à base de água durante uma tempestade – até mesmo a lavagem – para reduzir o risco de eletroplessão.

A chance de ser atingido por um raio é baixa. Globalmente, cerca de 24.000 pessoas são mortas por um raio e outras 240.000 ficam feridas. Então, quanto mais medidas preventivas, melhor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal