Dona María Salud Ramírez Caballero, a mulher que inspirou a personagem Mamá Coco do filme da Pixar “Viva – A Vida É uma Festa”, morreu neste domingo (16), aos 109 anos, de acordo com autoridades mexicanas.

“Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, ‘Mamá Coco’, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo”, afirmou Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, estado natal da mexicana, em sua conta no Twitter.

publicidade

Dona María completou 109 anos em setembro e, segundo a imprensa local, faleceu em sua cidade natal, Santa Fe de la Laguna, famosa pela celebração do tradicional Dia dos Mortos, evento importante na história do filme.

Leia mais:

publicidade

“Viva – A Vida É uma Festa” foi produzido pelos estúdios Pixar, e venceu o Oscar de Melhor Animação em 2017. Com o sucesso do filme, a idosa acabou se tornando uma celebridade local, com turistas pedindo constantemente para tirar fotos com ela.

“Viva – A Vida É uma Festa” relata a história de um menino que embarca em uma viagem fantástica no mundo dos mortos para conhecer seus ancestrais, em particular o tataravô, pai de Mamá Coco.

publicidade

Confira a sinopse oficial do filme: “Apesar da proibição da música por gerações de sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um charmoso malandro chamado Héctor, os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel.”

O filme “Viva – A Vida É uma Festa”, com a personagem Mamá Coco, inspirada em Dona María, está disponível no Disney+.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!