Muitas pessoas sonham em morar fora do Brasil para estudar ou trabalhar, porém todos devem estar muito atentos ao ‘golpe do intercâmbio’. A situação é bem simples: os golpistas costumam enganar as pessoas fingindo ser uma agência respeitável, ou mesmo se utilizando do nome de uma agência confiável, sendo que a própria empresa não sabe que seu nome está sendo usado para enganar alunos.

Leia mais:

publicidade

“Estudar no exterior requer bastante planejamento e cuidados para não ser enganado. Normalmente, procura-se por uma agência com antecedência em relação ao início do curso, seja este de idiomas ou uma graduação. E claro, é importante sempre fazer aquela pesquisa em sites de reclamação e conferir se a agência de fato é boa”, explica Cláudio Cantamessa, diretor da Eagle Brasil, uma agência de intercâmbio.

Wanderson Castilho, perito em crimes de internet, esclarece que precisamos permanecer atentos também aos valores. “Essas promoções exorbitantes sempre saem muito caras no final. Não acredite em preços muitos baixos, e nem em histórias positivas demais, elas tendem a quase nunca serem reais”, afirmou o perito, que também explicou que a empresa deve sanar todas as dúvidas no processo de contratação, e se ela se recusar a passar qualquer dado, isso já é um sinal de fraude.

publicidade

Por fim, busque no Google “Nome da Agência” + palavras como “golpe”, “fraude”, “denúncia” ou “estelionato”, e veja o que aparece nos resultados.

Abaixo, o especialista trouxe algumas dicas para você ficar em alerta, confira:

publicidade

Converse com outros intercambistas

Converse com quem está fazendo intercâmbio e também com quem já fez e teve experiência com a mesma companhia. Se houver alguma queixa, evite contrações e busque indicações de outras pessoas.

Golpe do Intercâmbio Como Identificar
Imagem: Iryna Kalamurza/Shutterstock

Fique atento aos casos de desvio do dinheiro

“Uma das fraudes mais comuns que observamos nessa área é quando a agência recebe o dinheiro do aluno no Brasil, mas não paga a escola no país de destino. A empresa tem a responsabilidade de realizar esse pagamento e a matrícula do estudante, de acordo com o que foi firmado no contrato. Quando isso ocorre, o estudante tenta entrar em contato com o responsável e percebe que não tem mais informações a respeito da empresa e que infelizmente caiu em um golpe”, informa o diretor da Eagle Brasil.

publicidade

Declaração de falência

É importante monitorar a agência de intercâmbio que tenha interesse em contratar. Por ser um mercado com grandes oscilações, as empresas podem ter problemas e vir a fechar. “Pode acontecer também de a empresa entrar em falência durante o processo de organização da viagem. Isso pode fazer com que a pessoa perca o dinheiro que investiu para estudar fora do país”, explica Cláudio.

Por fim, o diretor explica como evitar cair nesses golpes: “De fato, é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, opte sempre por empresas conhecidas no mercado, que tenham contratos e cláusulas bem definidas, e busque indicações”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!