O penúltimo episódio de “House of the Dragon” chegou neste domingo (16), preparando terreno para o episódio final de temporada, mas a cena final deixou muita gente se perguntando: por que Rhaenys não disse “dracarys”? A atriz Eve Best e a roteirista do episódio Sara Hess tentaram explicar.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 9 de “House of the Dragon”

publicidade

Apesar de “House of the Dragon”, e o universo de “Game of Thrones” inteiro, ser conhecido por apresentar uma brutalidade excessiva, foi a ausência desta brutalidade que chamou a atenção de – e irritou – muitos fãs da série.

Após Sor Erryk ajudar Rhaenys (Eve Best) a fugir da Fortaleza Vermelha, onde Alicent Hightower mantinha “A Rainha Que Nunca Foi” como prisioneira até que ela jurasse lealdade a Aegon, ela acaba arrastada pela multidão até o Fosso dos Dragões, onde ocorreu a coroação do novo rei, agora Aegon II.

publicidade

Rhaenys, então, encontra ali uma oportunidade de fazer o que queria desde sempre e Sor Erryk não permitiu: resgatar sua dragão chamada Meleys. Enquanto o povo de Porto Real saúda o novo rei, Rhaenys surge literalmente do chão – cumprindo a profecia proclamada por Helaena de que “há uma fera debaixo das tábuas.”

A entrada explosiva de Meleys e Rhaenys na coroação de Aegon II é seguida de um momento em que dragão e montadora seguem em direção ao lugar onde estão Alicent, Aegon, Aemond, Otto… Enfim, todos os problemas de Rhaenyra ali, prestes a acabar se Rhaenys apenas gritar “dracarys” para sua dragão, a palavra estabelecida na série como a ordem em Alto Valiriano aos dragões para que fogo seja lançado.

publicidade
rhaenys
Rhaenys (Eve Best) montada em Meleys em “House of the Dragon”. Imagem: HBO

Mas, em vez de fazer “churrasquinho” de seus parentes, Rhaenys apenas ordena a Meleys a apenas soltar um “rugido”, assustando os Verdes, mas evitando a morte deles. Rhaenys dá a volta e escapa com Meleys, e deixa esta “oportunidade” passar, apenas afirmando uma coisa com este ato: ela está do lado de Rhaenyra nesta briga.

Quando perguntada pelo The Hollywood Reporter sobre o motivo para a escolha de Rhaenys de apenas assustar os Verdes, em vez de matá-los, e consequentemente evitar a guerra civil dentro dos Targaryen que está por vir, a roteirista do episódio Sara Hess explicou a decisão de Rhaenys.

publicidade

“Eu acho que ela simplesmente não consegue fazer isso. Não é a guerra dela. A luta é entre esses dois lados e ela meio que não está nisso. Ela não sente que é ela quem deve entrar e fazer isso. Mas você está certo. Se ela tivesse incinerado todo mundo, acabou o jogo, Rhaenyra vence e terminamos aqui. Mas o custo é enorme. Eu também sinto que naquele momento, ela olha Alicent nos olhos e Alicent caminha na frente de seu filho para protegê-lo. É uma mãe para outra. Rhaenys está com raiva, mas em sua cena anterior com Alicent, ela a respeitou, mesmo que não concorde com ela. Então ela não vai matar outra mulher assim.”

“Conversamos com Eve Best sobre isso, e na cena anterior ela sentiu que Alicent realmente viu Rhaenys pela primeira vez em muito tempo”, acrescentou a diretora Clare Kilner. “Naquele momento, elas são mães neste mundo terrível criado por homens e ela não pode fazer isso.”

Leia mais:

A própria Eve Best, que vive Rhaenys na série, contou suas impressões sobre isto à Entertainment Weekly. “É o momento em que ela se mostra a maior governante possível. É a ação mais ultrajante e explosiva da temporada [mas] também é o ato mais misericordioso e gracioso porque ela é muito inteligente e escolhe fazer a coisa certa. É algo que realmente é um momento de perdão, mas também um momento de amor, de uma maneira estranha. Ela tem toda a munição e todo o desejo de vingança… ela sofreu tanta perda por si mesma e por tantos outros. O desejo de não destruir se torna ainda mais forte e essa é a marca da grandeza. [É] um momento realmente inspirador.”

O episódio final da primeira temporada de “House of the Dragon” estreia no próximo domingo (23) às 22h, na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!