A Asus apresentou hoje no Brasil o seu primeiro notebook com tela dobrável, o Zenbook 17 Fold OLED, apresentado na CES 2022 em janeiro e oficialmente lançado no começo de setembro na IFA em Berlim. No evento, a Asus também anunciou o lançamento de outros notebooks e do Zenfone 9 no Brasil.

Destaque é a tela FOLED de 17,3 polegadas

Tela FOLED de 17,3 polegadas é o destaque do Zenbook 17 Fold OLED:
Tela FOLED de 17,3 polegadas é o destaque do Zenbook 17 Fold OLED: / Divulgação: Asus

O grande destaque do Zenbook Fold é a sua tela FOLED (Flexible OLED) dobrável de 17,3 polegadas com formato 4:3, que tem uma resolução de 2560 x 1920 pixels, e um tempo de resposta de 2 ms.

publicidade
Zenbook 17 Fold OLED no modo estendido com teclado separado e no modo notebook com teclado virtual
Zenbook 17 Fold OLED no modo estendido com teclado separado e no modo notebook com teclado virtual / Divulgação: Asus

Como a tela é sensível ao toque, o notebook pode ser usado como um tablet gigante. Além disso, o Zenbook 17 Fold OLED pode virar um notebook de 12,5 polegadas com formato 3:2 (e resolução 1920 x 1280 pixels), usando metade da tela como um teclado virtual.

Zenbook 17 Fold OLED no tablet e no modo notebook com teclado Bluetooth
Zenbook 17 Fold OLED no tablet e no modo notebook com teclado Bluetooth / Divulgação: Asus

Quem preferir, também pode ter um notebook do mesmo tamanho e formato, mas com teclado físico. Para isso, basta guardar o suporte e encaixar o teclado Bluetooth, que conta com trackpad, mas tem teclas sem iluminação traseira.

publicidade

É claro que usar ele como um notebook comum pode parecer um desperdício de tela, mas em alguns momentos pode ser mais confortável usar uma tela menor.

Zenbook 17 Fold OLED no modo estendido e no modo de leitura
Zenbook 17 Fold OLED no modo estendido e no modo de leitura / Divulgação: Asus

Ele pode inclusive ser usado separado do notebook, com a tela na horizontal no modo desktop. Outra opção é usar o teclado com a tela separada, mas na vertical. Esse modo estendido pode ser bem útil para acompanhar o feed nas redes sociais.

publicidade

Para quem quiser ler ou navegar pela internet, também é possível usar a tela no formato de um livro aberto, ou melhor, de uma grande revista. São muitas possibilidades para um só dispositivo, e isso é ótimo.

Méritos do Zenbook 17 Fold OLED vão além do design

O notebook flexível da Asus não só tem um design inovador e versátil, mas também tem especificações de respeito, com processador Intel i7 de 12a geração e GPU integrada Iris Xe. Além disso, ele tem 16 GB de RAM (LPDDR5) e um SSD NVMe de 1 TB. Sua bateria é de 75 watts, e ele vem com um carregador USB-C de 65W.

publicidade

Leia mais:

Ele também promete ser bem resistente, com certificação militar US MIL-STD 810H. Quando se fala em um notebook dobrável, é importante pensar em como vai ser a durabilidade do seu mecanismo de dobra da tela.

Na prática, só testando o notebook por um bom tempo para avaliar isso, mas a Asus conta que a dobradiça do Zenbook 17 Fold OLED foi testada para suportar até 30 mil ciclos de abertura e fechamento. Além disso, eventuais ajustes de ângulo sem fechar completamente a tampa não entram nessa conta.

O Zenbook 17 Fold OLED tem uma câmera de 5 MP com sensor infravermelho para desbloqueio reconhecendo o rosto do usuário com o Windows Hello. Além disso, essa câmera também pode rastrear os movimentos do usuário em uma chamada de vídeo.

O notebook conta com um sistema de som com quatro caixas de som com Dolby Atmos para maior imersão em vídeos ou jogos. Ele tem uma espessura de 0,87 cm com a tela aberta e 1,29 cm fechado, e pesa 1,5 kg.

Preço do notebook dobrável ainda não foi divulgado

Tela FOLED de 17,3 polegadas é o destaque do Zenbook 17 Fold OLED: / Divulgação: Asus

O Zenbook 17 Fold OLED roda Windows 11 Pro, e vai custar bem caro no Brasil, mas quanto exatamente, ainda não sabemos. O notebook dobrável da Asus chega ao Brasil em novembro, mas seu preço não foi divulgado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!