Netflix fortalecerá investimentos no mercado de publicidade

Com a chegada do novo plano básico com anúncios previstos para o começo de novembro, a Netflix pretende fortalecer o investimento em publicidade para impulsionar o crescimento de receita.
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 20/10/2022 11h00
shutterstock_2062987472
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com a chegada do novo plano básico com anúncios previstos para o começo de novembro, a Netflix pretende fortalecer o investimento em publicidade para impulsionar o crescimento de suas receitas.

De acordo com o co-presidente-executivo da Netflix, Reed Hastings, a TV tradicional não está sendo uma boa mídia para veicular anúncios publicitários. Dessa forma, a aposta da empresa é que o streaming pode “reavivar as propagandas”.

Analistas acreditam que a Netflix corre risco dos assinantes de planos disponíveis atualmente migrarem para o plano básico, recém lançado em alguns países. Caso isso aconteça, a aposta do serviço de streaming é que a receita publicitária compense essa perda.

Leia mais:

Moça assistindo Netflix
Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

“Durante anos, os anunciantes clamaram pela capacidade de comprar anúncios na Netflix. Então, mesmo que os ventos contrários econômicos continuem a crescer, os resultados da Netflix podem ser diferentes do mercado de publicidade mais amplo”, disse Seth Shafer, analista sênior de pesquisa do grupo de pesquisa de mídia Kagandisse em entrevista ao TIME.

Para Michael Pachter, analista de mídia da Wedbush Securities, o novo plano de anúncios será uma boa opção para assinantes mais econômicos:

“Uma família de renda média ou baixa que é assinante de streaming pode não conseguir pagar cinco assinaturas diferentes”, diz o analista. “Mas haverá aquelas pessoas que dizem: ‘Eu realmente não quero pagar [o preço do plano padrão Netflix de] US$ 15,49. Não quero pagar US$ 186 por ano. Mas $ 6,99 por mês é $ 84 por ano. Talvez eu fique por US$ 84 com alguns anúncios.’”

Netflix lança plano econômico com anúncios, inclusive no Brasil

A Netflix finalmente anunciou, na última quinta-feira (13), a chegada de seu novo plano econômico, o Básico com anúncios, que chegará em um número selecionado de países, inclusive o Brasil. A informação foi revelada durante uma conferência da companhia com a imprensa, em que o Olhar Digital esteve presente.

Inicialmente, o plano Básico com anúncios chegará a 12 países: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido. No Brasil, o plano chega no dia 3 de novembro, com um custo mensal de R$ 18,90, enquanto nos Estados Unidos, o valor será de US$ 6,99 mensais (US$1 a menos do que o plano com anúncios do Disney+ no país, e o mesmo preço do Hulu com anúncios por lá).

O novo plano não impactará os já existentes, e os assinantes atuais que não desejarem a experiência mais econômica com anúncios poderão continuar nos planos já existentes: Básico (R$25,90/mês), Padrão (R$39,90/mês) e Premium (R$55,90/mês).

Apesar de os usuários do plano Básico não terem que mudar para o plano com anúncios, a Netflix divulgou, durante a apresentação, um benefício para estes usuários: agora, em vez da resolução atual de 480p, o plano Básico terá uma melhora para 720p, com esta resolução valendo tanto para o plano com publicidade quanto sem anúncios.

A Netflix também anunciou que a média de anúncios por hora será de 4 a 5 minutos, com cada anúncio variando de 15 a 30 segundos, exibidos no início e durante os conteúdos. A companhia diz trabalhar para não haver repetição constante dos mesmos anúncios.

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.