O episódio 10 de “House of the Dragon“, último da primeira temporada, chegou à HBO e HBO Max neste domingo (23), com os Pretos se organizando para defender o direito de Rhaenyra como rainha.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 10 de “House of the Dragon”.

publicidade

Após os acontecimentos do episódio anterior terem foco nos Verdes e em sua tomada do Trono de Ferro após a morte do Rei Viserys I Targaryen, desta vez foram os Pretos quem tiveram maior destaque, com boa parte do episódio se passando em Pedra do Dragão.

O jovem Lucerys Velaryon começa o episódio em uma conversa com a mãe, Rhaenyra, sobre poder e dever. Então chega a Princesa Rhaenys, que dá a Rhaenyra a notícia da morte de seu pai e do golpe dos Verdes, que aconteceu sem o conhecimento dela no episódio anterior.

publicidade

Com as informações fortes, Rhaenyra logo começa a sentir as dores do parto. Enquanto Rhaenyra sofre, Daemon toma as rédeas da situação, iniciando a montagem de uma guerra a contragosto de sua esposa, que ordena que nada seja feito sem sua autorização.

Após sofrer muito e recusar ajuda, Rhaenyra dá à luz uma criança morta e deformada, em uma das cenas mais marcantes do episódio. A própria Rhaenyra embrulha o corpo da criança, que sabemos não pelo episódio, mas pelo livro, que seria uma menina, nomeada como Visenya Targaryen.

publicidade

Na cerimônia de cremação da criança, acontece a chegada do Sor Erryk Cargyll, que ajudou a Princesa Rhaenys a escapar da Fortaleza Vermelha. Ele carrega a coroa usada pelo Rei Viserys, e jura lealdade à nova rainha, que é coroada ali mesmo por Daemon. No entanto, Rhaenys não se ajoelha como os demais, e há dúvidas quanto ao apoio da Rainha Que Nunca Foi.

A agora Rainha Rhaenyra toma controle da situação, e busca descobrir quem são seus aliados. Em uma cena que lembra o começo da série, quando um Daemon mais jovem enfrentou Otto Hightower e a Rhaenyra ainda vivida por Milly Alcock chegou para impedir um confronto, os três se encontraram novamente no mesmo lugar.

publicidade
house dragon rhaenyra
Cena do episódio 2, que lembra momento do episódio 10. Imagem: HBO

Otto apresenta termos enviados por Alicent Hightower, e Rhaenyra parece considerar a possibilidade. Isto posteriormente chama a atenção de Rhaenys, que declara a seu marido Corlys Velaryon, que retorna após quase morrer na guerra, que ela é a única mantendo o reino unido naquele momento.

Isto leva à conquista de um aliado importante para a causa de Rhaenyra, com a frota do Serpente Marinha agora à disposição dos Pretos.

Outra decisão também é tomada: a Rainha Rhaenyra quer se certificar de quem são seus aliados, e busca o apoio das casas Stark, Arryn e Baratheon. Para isto, ela acaba enviando seus dois filhos mais velhos: Jacaerys e Lucerys. O mais velho ruma para o Ninho da Águia e para Winterfell, enquanto o mais jovem segue em direção a Ponta Tempestade.

Enquanto os dragões se separam, passamos a acompanhar o destino de apenas um deles, Lucerys, surpreendido com a presença de seu tio, Aemond, ao chegar em Ponta Tempestade. Borros Baratheon recebe a mensagem de Rhaenyra, e se nega a apoiar a causa da Rainha, apontando para o fato de que o lado do Rei Aegon II trouxe propostas vantajosas para ele e sua casa.

Aemond busca enfrentar o jovem Lucerys, mas o garoto prometeu à mãe que não lutaria e seria apenas um mensageiro. Borros impede Aemond de partir para cima de Lucerys, que quer um olho de Lucerys, como vingança pelos acontecimentos do passado, e revela que agora usa um olho de safira em lugar do que perdeu.

Em meio a uma chuva torrencial, Lucerys parte montado no pequeno dragão Arrax, mas Aemond o persegue com a gigante dragão Vhagar. Após chegar perto de escapar, o dragão de Lucerys acaba atacando Vhagar, que foge do controle de Aemond, e causa a terrível morte do dragão e do garoto, apesar dos protestos de Aemond, que aparentava apenas querer dar um susto no sobrinho.

A notícia da morte do filho é recebida por Rhaenyra na cena final do episódio, e se em um momento do episódio ela declarou que não seria a primeira a atacar, agora o primeiro sangue foi derramado, e a guerra é simplesmente inevitável.

Leia mais:

Como sempre, os efeitos especiais são fantásticos, e pela primeira vez conseguimos ver dragões lutando no ar, apesar de quase não vermos luta, dada a desigualdade de tamanho entre os envolvidos. O episódio teve alguns grandes momentos, como a coroação de Rhaenyra, o parto e o que sucedeu a ele.

Emma D’Arcy foi um dos maiores destaque do episódio, mostrando diversas nuances em sua atuação, fornecendo profundidade à personagem Rhaenyra. Além disso, Matt Smith entregou um Daemon enlouquecido e sedento por guerra, capaz de passar por cima de tudo para isto. E seu desejo se tornará realidade na 2ª temporada que está por vir.

A primeira temporada completa de “House of the Dragon” já está disponível na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!