Estação espacial faz manobra para desviar de detritos após Rússia explodir satélite

Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 25/10/2022 20h04, atualizada em 27/10/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2021, a Rússia intencionalmente explodiu um satélite usando um míssil. Agora, os detritos deixados por esse acontecimento estão em jogo e a Estação Espacial Internacional (ISS) foi obrigada a fazer uma manobra de segurança para evitar o risco de colisão.

De acordo com a NASA, sem a manobra, o risco da ISS colidir com os pedaços do satélite era alto. O anúncio não trouxe muitos detalhes sobre o ocorrido, mas deixou claro a necessidade da movimentação. “Sem a manobra, foi previsto que o fragmento poderia ter passado a cerca de cinco quilômetros da estação”, escreveu a NASA.

Leia mais:

Como a Rússia explodiu o satélite?

A explosão ocorreu antes da guerra na Ucrânia e o consequente aumento da tensão entre a Rússia e os Estados Unidos. Na ocasião, os russos fizeram um controverso teste com uma arma anti satélite. A explosão, que não foi informada para outras agências, gerou mais de 1500 detritos e obrigou os astronautas da ISS a se esconderem em cápsulas de emergência com o risco de colisão com os destroços.

Segundo o chefe da NASA, Bill Nelson, em declaração na época do ocorrido, o teste poderia “pôr em risco não apenas os astronautas parceiros americanos e internacionais na ISS, mas também seus próprios cosmonautas”.

“Trabalharemos com nossos aliados e parceiros de diferentes maneiras para deixar claro que os Estados Unidos, que a comunidade internacional não vai tolerar esse tipo de comportamento irresponsável”, disse também na época o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.