Como escapar de fake news às vésperas das Eleições 2022?

Às vésperas das eleições 2022, o Olhar Digital separou sites para que você possa escapar de fake news
Por Alanis Meira, editado por Lyncon Pradella 28/10/2022 12h22, atualizada em 28/10/2022 14h09
shutterstock_1988846192
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No próximo dia 30, acontecerá o segundo turno das eleições gerais de 2022 do Brasil, onde a população brasileira votará para decidir o próximo presidente e alguns estados ainda vão eleger seus governadores. Com a aproximação dessa data tão importante para o país, o Olhar Digital separou alguns sites para que você possa checar as informações que chegam até você e, assim, escapar de fake news.

Leia mais:

Sites contra as fake news

Projeto Comprova

O objetivo do Projeto Comprova é identificar e enfraquecer as técnicas de manipulação e propagação de fake news, investigando declarações, especulações e rumores que surgem nas mais diversas plataformas digitais.

Os jornalistas do Comprova analisam textos, vídeos, imagens, gráficos e contextualizam e esclarecerem as informações envolvendo políticas públicas no âmbito federal, pandemia, e alguma outra questão relacionada com o processo eleitoral e as eleições presidenciais que podem ser fake news.

Lupa

O site Lupa é focado no combate à desinformação por meio do fact-checking e da educação midiática. Acreditam no esforço coletivo para fornecer caminhos úteis para a população brasileira lidar com a desinformação, orientados pela análise e interpretação de dados.

Em meio de 2019, o site integrou o The Trust Project e se tornou a primeira plataforma especializada em fact-checking a fazer parte do consórcio mundial. É reconhecido como uma das organizações brasileiras que seguem os preceitos de transparência jornalística e de acessibilidade de conteúdo, e conta com mais de 200 iniciativas de mídia.

fake news
Imagem: Natallia Hryharenka / Shutterstock

Aos Fatos

É uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma metodologia de apuração e verificação que é reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

“Aos Fatos” produz relatórios de inteligência e monitoramento sobre desinformação e discurso de ódio nas principais redes sociais para os seus clientes. As informações são encontradas através do algoritmo preditivo do “Radar Aos Fatos”, uma tecnologia desenvolvida por cientistas de dados, estatísticos, linguistas e jornalistas para facilitar o entendimento sobre campanhas mentirosas na internet.

Fato ou Boato

Essa guia, presente dentro do site da Justiça Eleitoral, foi criada em 2020 visando aumentar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral. A página fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdo educativos.

Essa iniciativa contempla o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que mobiliza mais de 70 instituições, como partidos políticos e entidades públicas e privadas, para combater os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.

Senado Verifica

Este é um canal de interação com a população que quer checar a veracidade das informações sobre o Senado publicadas em qualquer mídia e que podem ser consideradas falsas.

A checagem acontece por meio de uma equipe de jornalistas que recebe as informações enviadas pelos cidadãos ou que são selecionadas a partir do acompanhamento de notícias publicadas sobre o Senado nas plataformas digitais. As respostas podem ser enviadas para as mesmas pessoas que mandaram o questionamento ou podem ser publicadas dentro da página do “Senado Verifica: Fato ou Fake?”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.