Para falar sobre a promoção Esquenta Black Friday 2022 e os resultados da Black Friday no ano passado, além do fato da Black Friday cair no dia seguinte ao primeiro jogo do Brasil na Copa 2022, o Olhar Digital conversou rapidamente com Camila Nunes, líder de marketing da Amazon Brasil.
Amazon está preparada para Black Friday depois do jogo da Copa
Olhar Digital: Falando especificamente sobre o fato da Black Friday cair no dia 25, ou seja, um dia depois do jogo do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo 2022, vocês estão preparados para essa situação?
Camila Nunes: “Estamos sim. A Black Friday é o nosso pontapé inicial do último trimestre, e a gente já tem ações estruturadas durante o mês de novembro, incluindo campanhas para os torcedores fazerem um upgrade na casa.”
Leia mais:
- Amazon elevou vendas nos EUA em quase US$12 bilhões durante Prime Day
- O que é o Amazon Prime Day?
- Confira os descontos dos produtos da Amazon no Prime Day 2022
Olhar Digital: Vocês prepararam alguma ação específica de TVs voltada para o consumidor que quer trocar a sua TV antes da Copa?
Camila Nunes: “Sim, vamos uma campanha especificamente para os torcedores do campeonato de futebol, mas também tentar garantir que teremos ofertas pensadas para toda essa experiência de assistir futebol com a sua família, seus amigos, e as pessoas que você já escolheu para estar com você.”
Olhar Digital: Algo mais voltado para produtos de casa conectada?
Camila Nunes: “Não só isso. A Amazon terá ofertas de TVs, mas também em várias outras categorias de produtos, com promoções, para o cliente deixar sua casa prontinha para torcermos pelo pelo nosso time.”
Ela conta que “a Amazon está sempre pensando como fazer coisas que façam sentido para o cliente brasileiro, que surpreendam e tragam uma experiência melhor,” e isso envolve a Copa nessa Black Friday 2022.
Livros e cuidados pessoais lideram vendas da Black Friday 2021
Com relação ao resultado da Black Friday no ano passado, a Amazon não quis divulgar números, mas Camila Nunes contou que as categorias mais vendidas foram livros, cuidados pessoais, beleza, alimentos, bebidas e moda, além de dispositivos Amazon.
Além disso, o único dado confirmado pela líder de marketing da Amazon Brasil foi a contratação de 5.500 funcionários temporários nas operações do trimestre de 2021, para dar conta do aumento de volume da Black Friday.
De qualquer forma, internamente, a Amazon Brasil a competição interna é outra. Assim, ela conta que o objetivo da Amazon é não só superar a Black Friday 2021, mas também o Prime Day 2022 em julho.
“A gente brinca aqui internamente que o dia que acaba um evento é o dia que a gente começa a planejar o próximo.” Ela conta que a partir daí “são muitos meses de planejamento, não só de marketing, mas do time de operações e do time de varejo.”
É claro que a Copa do Mundo pode atrapalhar os planos da Amazon para a Black Friday 2022, mas também pode ter o efeito reverso. Vamos aguardar para conferir o volume de vendas de TVs no mês de novembro.
Imagem: Rehan Rasheed (Shutterstock)
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!