O BeReal é o aplicativo do momento pela internet e vem fazendo cada vez mais sucesso entre os usuários de mídias sociais. Os números do Google Play indicam que o app já ultrapassou a marca de 10 milhões de downloads na loja do Android.

No entanto, pontos controversos em relação aos “Termos de Uso” e a “Política de Privacidade” do BeReal podem ser destacados e eles foram encontrados pelo portal Tilt, do UOL. Entre as questões, se aponta a coleta de dados dos usuários e as ações do aplicativo feitas com esses dados.

publicidade
Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Para utilizar o BeReal, o usuário precisa autorizar o app “hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, adaptar, exibir, publicar, editar, distribuir e sublicenciar todo ou parte do Conteúdo com a finalidade de fornecer os Serviços do Aplicativo aos seus Usuários e realizar atividades de marketing, comunicação ou promoção comercial”. Nesse sentido, a autorização vale simplesmente por 30 anos.

Além de uma permissão consideravelmente longa, os dados podem ser compartilhados em outras redes como Facebook, Instagram e Twitter, além de outras mídias em geral como o app descreve. “Qualquer rede social ou aplicativo de mensagens que possa ter interface com o BeReal”.

publicidade

Outra questão indicada nos termos de uso envolve o monitoramento de conteúdo compartilhado pelo aplicativo. Segundo o BeReal, por ser uma “empresa de hospedagem”, não há um checagem geral das informações armazenadas, mas conteúdos considerados inadequados podem ser reportados.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Adicionalmente, a atividade dos usuários é rastreada por anunciantes, que utilizam as ações para apresentar peças publicitárias personalizadas. Isso ocorre por meio dos cookies de terceiros, que não possui um uso controlado, de acordo com a política de privacidade do BeReal. Tal ponto é utilizado também para “navegação personalizada e “fins analíticos”.

publicidade

A política de privacidade afirma que a leitura dos cookies e o armazenamento de dados requerem consentimento prévio da pessoa, em um prazo de 13 meses. Após esse período, é preciso uma renovação e caso não haja, algumas funcionalidades do BeReal não estarão disponíveis ao usuário – sem especificação de quais seriam essas funcionalidades.

Leia mais:

publicidade

Em outros casos, o BeReal pode compartilhar dados pessoais com outras empresas e terceirizados. Há duas menções sobre quando isso pode ocorrer e o aplicativo explica: “Fazer cumprir a Política de Privacidade e os Termos Gerais de Uso do Aplicativo vigentes, inclusive para apurar qualquer violação dos mesmos” e “Proteger contra qualquer violação dos direitos, propriedade ou segurança de seus usuários, de acordo e em conformidade com a lei”.

O app também aponta para o uso da rede social por menores. O Be Real pode usado por adolescentes de 13 a 16 anos, mas isso vai depender da região em que o usuário se encontra e em alguns casos, é necessária a permissão de um responsável legal para o uso do aplicativo.

Informações via Tilt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!