Novas fraudes digitais são relatadas a cada semana, todas com os principais mecanismos para persuadir as vítimas, lucrar e explorar essas oportunidades. Isso inclui ofertas de produtos com mais da metade do preço, empréstimos sem juros e com crédito pré-aprovado, vendas de automóveis muito abaixo dos valores de tabela, entre muitos outros exemplos.

Mesmo com diversas dicas de prevenção emitidos pela mídia, redes sociais, autoridades policiais e especialistas, os golpes continuam crescendo no país. Em 2001, aproximadamente 2 milhões de fraudes foram relatadas e este ano estima-se um crescimento de ao menos 50%.

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Com as pessoas mais alertas, os golpes tornam-se mais sofisticados. De acordo com Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital e presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor), às fraudes deste ano acrescentaram dois novos elementos, o emocional afetivo e a presença de celebridades.

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“O aspecto emocional surge nos golpes do amor e o golpe do Tinder, que são golpes que mexem com o aspecto afetivo da vítima, geralmente de carência física ou sentimental. E os golpes com celebridades são aqueles que utilizam a imagem de pessoas conhecidas, sem que elas saibam, para vender produtos, cursos e outros serviços. A presença de alguém conhecido e com boa imagem traz a credibilidade necessária”, afirmou Francisco.

O golpe do amor ou ‘Tinder’ é aquele em que o golpista encontra o perfil da vítima em um aplicativo de namoro, estabelece contato, começa a conversar diariamente e gradualmente ganha confiança. 

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Golpes envolvendo celebridades; entenda como funciona
Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock

Mais tarde no processo, o golpista pedirá urgentemente à vítima que faça um pagamento, empreste um cartão de crédito ou faça uma transferência para sua conta, com a promessa de posterior devolução, que nunca chegará. Os filmes “O Golpista do Tinder” e “Inventando Ana”, ambos exibidos na Netflix, ilustram esses golpes.

Em relação às celebridades, os golpistas simplesmente usam fotos de famosos para promover alguma coisa, dar credibilidade a algum produto ou a uma venda. “Pode parecer caricato, mas não me surpreenderei se surgirem perfis da Gisele Bündchen em perfis de namoro e amizade agora que houve o anúncio do divórcio dela. Não quero brincar com uma situação extremamente sensível, sobretudo para quem está se divorciando, mas não é impossível que golpistas queiram se passar por ela (uma celebridade mundial), criem uma engenharia social que levem vítimas a acreditar que se trataria dela mesma, para que, com isso, consigam arrancar dinheiro dos iludidos. Parece exagero? Muitos golpes parecem absurdos, até acontecerem. Então fica o aviso, não se empolgue se encontrar Gisele Bündchen no Tinder. Como diz o ditado “o golpe está aí, cai quem quer”, avalia o especialista.

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