Netflix: novo plano com anúncio chega nesta quinta-feira no Brasil com pendências

Netflix ainda negocia com estúdios sobre conteúdo permitido em novo plano com anúncios um dia antes da estreia mundial
Por Layse Ventura, editado por Acsa Gomes 02/11/2022 16h08, atualizada em 04/11/2022 14h17
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Nesta quinta-feira, 3, chegará ao Brasil o novo plano da Netflix, chamado de “básico com anúncios”. Apesar disso, o serviço de streaming ainda negocia com os principais estúdios sobre os conteúdos que estarão disponíveis na assinatura, relatam pessoas familiarizadas com o assunto.

Por enquanto, ainda não se sabe qual conteúdo de estúdios externos estará faltando no serviço. Porém, fontes ouvidas pelo jornal disseram que os contratos ainda não foram finalizados entre a Netflix e os seguintes estúdios: Disney, NBCUniversal, Sony Pictures, Warner Bros. Discovery e Lions Gate.

A Disney não produz conteúdo original para a Netflix, mas fornece reprises de programas populares, incluindo “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”. Já a NBCUniversal é uma grande fornecedora de conteúdo original e de biblioteca para a Netflix, incluindo o drama “You”.

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Inicialmente, séries importantes – como “Cobra Kai” – podem não estar disponíveis no catálogo do plano básico com anúncios da Netflix. Imagem: Netflix/Divulgação

A Sony Pictures, por sua vez, é responsável pelas séries “The Crown” e “Cobra Kai”, além de vender filmes e as reprises de “Breaking Bad” para o streaming.

Entre todas essas empresas, a que está mais próxima de fechar um acordo com a Netflix é a Warner Bros. Discovery. O estúdio faz programas originais e vende conteúdo de biblioteca para a empresa.

Segundo a Netflix, o plano básico incluirá conteúdos que representam de 85% a 90% das visualizações na plataforma. Porém, não detalhou quanto isso representa em termos de porcentagem de biblioteca.

Futuro dos streamings

Faz sete meses desde que a gigante do streaming divulgou que entraria no negócio de anúncios. Agora, conseguirá lançar seu serviço um mês antes de a rival Disney+ iniciar seu primeiro plano com anúncios.

A ideia da empresa é conseguir aumentar o crescimento de assinantes e de receita após um 2022 tumultuado. Dentro dessa estratégia, os planos com anúncios são um esforço oferecer um serviço mais baratos e ainda aumentar a receita.

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Inicialmente, o usuário pagará R$ 18,90 por mês e assistirá de quatro a cinco minutos de anúncios por cada hora de conteúdo visto. No entanto, a Netflix adotou uma abordagem flexível que permitirá a evolução tanto no formato de anúncios, quanto na venda deles.

A estreia do serviço servirá como um termômetro para saber se o plano atrairá novos usuários ou quantos clientes de planos mais caros desejarão migrar para este novo. A Netflix disse que seus clientes normalmente são fiéis a seus planos e que a mudança que alguns usuários não terá um impacto negativo na receita.

Ainda assim, a concorrente HBO Max constatou que cerca de 23% dos novos assinantes de seu novo plano com anúncios, lançado em setembro, foram de pessoas que vieram de um plano sem anúncios, de acordo com o provedor de serviços de streaming Antenna.

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Até agora, a Netflix garantiu anunciantes de grandes marcas para o lançamento, como Louis Vuitton, L’Oréal e Nyx. No entanto, a empresa acabou perdendo dinheiro durante a negociação com os anunciantes. Isso porque essas marcas relutaram em pagar um preço alto por um negócio que ainda não foi comprovado e que não oferece segmentação inteligente.

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A gigante do streaming poderá cobrar mais dos anunciantes assim que conseguir uma solução de segmentação de audiência eficaz. Imagem: BestForBest / Shutterstock

A princípio, a gigante do streaming tentou cobrar cerca de US$ 65 (cerca de R$ 334) para cada mil espectadores atingidos. Porém, alguns anunciantes acabaram pagando entre cerca de US$ 45 a US$ 55 (de R$ 231 a R$ 283) por tempo de anúncio. Ainda assim, parece que a Netflix conseguiu cobrar mais caro das marcas que terão posicionamento especial.

Os executivos do setor de publicidade esperam que a Netflix possa cobrar mais se melhorar seus recursos de segmentação de anúncios e aumentar a base de assinantes da camada de anúncios. Para isso, a empresa planeja coletar informações como aniversário e sexo dos usuários.

Via The Wall Street Journal.

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Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.