Nesta quinta-feira, 3, chegará ao Brasil o novo plano da Netflix, chamado de “básico com anúncios”. Apesar disso, o serviço de streaming ainda negocia com os principais estúdios sobre os conteúdos que estarão disponíveis na assinatura, relatam pessoas familiarizadas com o assunto.
Por enquanto, ainda não se sabe qual conteúdo de estúdios externos estará faltando no serviço. Porém, fontes ouvidas pelo jornal disseram que os contratos ainda não foram finalizados entre a Netflix e os seguintes estúdios: Disney, NBCUniversal, Sony Pictures, Warner Bros. Discovery e Lions Gate.
A Disney não produz conteúdo original para a Netflix, mas fornece reprises de programas populares, incluindo “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”. Já a NBCUniversal é uma grande fornecedora de conteúdo original e de biblioteca para a Netflix, incluindo o drama “You”.
A Sony Pictures, por sua vez, é responsável pelas séries “The Crown” e “Cobra Kai”, além de vender filmes e as reprises de “Breaking Bad” para o streaming.
Entre todas essas empresas, a que está mais próxima de fechar um acordo com a Netflix é a Warner Bros. Discovery. O estúdio faz programas originais e vende conteúdo de biblioteca para a empresa.
Segundo a Netflix, o plano básico incluirá conteúdos que representam de 85% a 90% das visualizações na plataforma. Porém, não detalhou quanto isso representa em termos de porcentagem de biblioteca.
Futuro dos streamings
Faz sete meses desde que a gigante do streaming divulgou que entraria no negócio de anúncios. Agora, conseguirá lançar seu serviço um mês antes de a rival Disney+ iniciar seu primeiro plano com anúncios.
A ideia da empresa é conseguir aumentar o crescimento de assinantes e de receita após um 2022 tumultuado. Dentro dessa estratégia, os planos com anúncios são um esforço oferecer um serviço mais baratos e ainda aumentar a receita.
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Inicialmente, o usuário pagará R$ 18,90 por mês e assistirá de quatro a cinco minutos de anúncios por cada hora de conteúdo visto. No entanto, a Netflix adotou uma abordagem flexível que permitirá a evolução tanto no formato de anúncios, quanto na venda deles.
A estreia do serviço servirá como um termômetro para saber se o plano atrairá novos usuários ou quantos clientes de planos mais caros desejarão migrar para este novo. A Netflix disse que seus clientes normalmente são fiéis a seus planos e que a mudança que alguns usuários não terá um impacto negativo na receita.
Ainda assim, a concorrente HBO Max constatou que cerca de 23% dos novos assinantes de seu novo plano com anúncios, lançado em setembro, foram de pessoas que vieram de um plano sem anúncios, de acordo com o provedor de serviços de streaming Antenna.
Anúncio em promoção
Até agora, a Netflix garantiu anunciantes de grandes marcas para o lançamento, como Louis Vuitton, L’Oréal e Nyx. No entanto, a empresa acabou perdendo dinheiro durante a negociação com os anunciantes. Isso porque essas marcas relutaram em pagar um preço alto por um negócio que ainda não foi comprovado e que não oferece segmentação inteligente.
A princípio, a gigante do streaming tentou cobrar cerca de US$ 65 (cerca de R$ 334) para cada mil espectadores atingidos. Porém, alguns anunciantes acabaram pagando entre cerca de US$ 45 a US$ 55 (de R$ 231 a R$ 283) por tempo de anúncio. Ainda assim, parece que a Netflix conseguiu cobrar mais caro das marcas que terão posicionamento especial.
Os executivos do setor de publicidade esperam que a Netflix possa cobrar mais se melhorar seus recursos de segmentação de anúncios e aumentar a base de assinantes da camada de anúncios. Para isso, a empresa planeja coletar informações como aniversário e sexo dos usuários.
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