Instagram testa comercialização de NFTs na plataforma

A rede social está procurando novas formas de atrair criadores populares da internet para o aplicativo
Por Luann Motta Carvalho, editado por Acsa Gomes 03/11/2022 10h39, atualizada em 04/11/2022 14h20
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O Instagram está buscando avançar nas políticas envolvendo NFTs em sua plataforma. Após desenvolver um espaço de exibição de tokens baseados em blockchain, a rede social da Meta deve expandir o recurso e vem testando a venda dos “colecionáveis digitais”.

Até o momento, apenas um grupo de criadores nos EUA tiveram acesso às ferramentas de comercialização. Segundo a Meta, haverá um kit de recursos para colecionáveis, que permitirá aos usuários criarem seus NFTs com um blockchain chamado Polygon. Depois disso, a opção será vender os tokens fora da plataforma ou pelo próprio Instagram.

Imagem: Reprodução/Meta/The Verge
Imagem: Reprodução/Meta/The Verge

A Meta está testando novas maneiras dos usuários conseguirem ganhar dinheiro em suas plataformas. Nesta semana, a empresa anunciou a expansão do modo profissional no Facebook, com criadores recebendo acesso a determinadas ferramentas e opções de monetização como um sistema de gorjeta de moedas virtuais.

No Instagram, a empresa também vem procurando adicionar novos recursos e um deles está relacionado diretamente com o Reels. Alguns criadores estão experimentando a ferramenta para receber presentes dos fãs – uma quantia enviada ao influenciador. O sistema tem pontos semelhantes com as moedas do TikTok e o “Super Thanks” do YouTube.

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A estratégia da Meta passa por capturar e enfrentar a popularidade que o TikTok conquistou nos últimos anos, especialmente entre o público mais jovem. Com isso, parte do planejamento passa por atrair os criadores mais famosos para compartilharem cada vez mais publicações no Instagram.

Em 2021, o empresário e líder do Instagram, Adam Mosseri, chegou a revelar que a Meta não considera mais a rede social como um aplicativo de compartilhamento de fotos e sim, uma ferramenta de entretenimento. Assim, os novos planos da empresa passam a observar cada vez mais o lucro, seja por meios tradicionais ou surpreendentes.

Informações via The Verge

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Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.