Comemorado na primeira quinta-feira de novembro, que nesse ano é dia 3, a data celebra globalmente os profissionais de projeto e a profissão, que permite que os agentes de mudança em todo o mundo deem vida a grandes ideias e efetuem mudanças na sociedade.
Na data, o Project Management Institute (PMI) coloca em evidência os profissionais da área e o importante trabalho que realizam todos os dias. “O dia foi instituído para apreciar e celebrar o importante papel que os gerentes de projeto desempenham nas organizações em todos os setores, indústrias e funções”, afirma Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute para o Brasil e a América Latina.
Leia mais:
- Várias contas do Instagram foram banidas: veja quantos seguidores você perdeu
- BeReal possui polêmica política de coleta de dados dos usuários; entenda
- Twitter pode cobrar por perfis verificados já a partir da semana que vem
Estreitando relacionamento: como ser um favorito na corrida pelo talento
O crescimento econômico e a crescente projetização traz a cada dia mais uma demanda maior por gerentes de projeto e ela só tende a aumentar na próxima década. Mas o impacto de tendências demográficas como aposentadorias e mudanças culturais no local de trabalho faz com que o número de talentos seja insuficiente para atender à demanda.
Uma pesquisa global recente do PMI e da PwC intitulado Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs and Global Implications do PMI 2021 aponta que há uma falta de conscientização, ou talvez complacência, entre as organizações baseadas em projetos sobre os riscos que estão por vir e o potencial impacto negativo que a crise de talentos terá nos projetos e sua capacidade de atender às necessidades estratégicas.
Ele mostra que a economia global precisará de um total de 25 milhões de novos profissionais de projeto até 2030. Para fechar essa lacuna, 2,3 milhões de pessoas precisarão ingressar no gerenciamento de projetos.
Quais habilidades e capacidades são mais importantes para continuarem competitivas?
À medida que a profissão de gerenciamento de projetos evolui, as habilidades também devem evoluir. A pesquisa do PMI e da PwC identifica os recursos mais importantes que os gerentes de projeto em geral devem ter. Os melhores gerentes de projeto estão evoluindo. Agora eles – habilitados por novas tecnologias – concentram-se em influenciar resultados, construir relacionamentos e alcançar os objetivos estratégicos de suas organizações. Esse levantamento também demonstra que embora uma ampla gama de capacidades seja vista como importante, cinco habilidades-chave são consideradas fundamental para o sucesso da entrega dos projetos.

“Eles são uma mistura entre habilidades sociais e o que o PMI chama de ‘habilidades de poder’, que são os comportamentos que permitem que as pessoas tenham sucesso. A pesquisa incluiu várias entrevistas em profundidade com líderes de projetos seniores, e todos concordaram que as habilidades de poder deveriam estar no topo da lista”, diz Ricardo. “Na hora de construir relacionamentos, devemos ter uma conexão com nossos stakeholders e tratá-los como pessoas. Precisamos ser empáticos olhando com uma perspectiva humana e verdadeira, essas são habilidades poderosas”, completa o executivo.
O gerenciamento de projetos está no centro do sucesso organizacional
A mensagem é clara: talentos, projetos e objetivos estratégicos estão em risco, a menos que as organizações invistam agora na construção de capacidades vencedoras para obter uma vantagem competitiva.
Leve isso ao topo: faça da gestão de talentos uma prioridade do C-suite, com alinhamento claro de capacidades e prioridades estratégicas.
Siga os números: use uma abordagem sistemática e orientada por dados para avaliar os principais recursos, identificando lacunas e medindo o progresso.
Reinvente o recrutamento: fique mais esperto na atração de talentos para preencher as lacunas de recursos. Eleve seu talento e desenvolvimento (T&D): Invista na promoção de capacidades críticas, usando diversos métodos de aprendizado. Monitore, avalie e monitore novamente: revise e evolua as estratégias de talentos de acordo com o feedback, o progresso e as mudanças nas prioridades do negócio.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!