Conforme noticiado pelo Olhar Digital, após o lançamento da terceira e última peça da estação espacial Tiangong, da China, o foguete de 23 toneladas responsável pelo transporte do material retornou à Terra de forma descontrolada como lixo espacial, e a maior parte de seus fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.

Para entender os fenômenos físicos envolvidos em um processo como esse, não perca o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (4), que vai abordar a questão das reentradas de lixo espacial na Terra.

publicidade
Carlos di Pietro, astrônomo amador, é o convidado desta sexta-feira (4) do programa Olhar Espacial. Imagem: Arquivo pessoal

O convidado desta noite é Carlos di Pietro, astrônomo amador, cofundador da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e editor do portal de divulgação científica Universo Racionalista.

Ele vai explicar por que esses objetos retornam para a nossa atmosfera, como são feitas as previsões e qual o grau de incerteza envolvido. Além disso, vamos relembrar alguns casos notáveis, como o da Estação Espacial Russa MIR, da Skylab, e das recentes reentradas de destroços de foguetes Falcon 9 sobre o Mato Grosso do Sul, em 2014, e sobre o Paraná, este ano.

publicidade

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!