Desde a finalização da compra do Twitter, Elon Musk está trazendo diversas novidades para a rede social, o que não agradou muitos usuários. Alguns decidiram procurar outra plataforma e isso acabou gerando um crescimento não esperado do Mastodon. 

A plataforma funciona como um miniblog e possui diversos servidores, ou seja, diversas comunidades sobre temas específicos. Para entrar no Mastodon é necessário se vincular a uma dessas comunidades. 

publicidade

Leia também!

No entanto, a onda de novos usuários é tão grande que alguns servidores da plataforma estão enfrentando dificuldades para conseguir suportar. Um dos casos é o Fosstodon, um servidor focado em tecnologia. 

publicidade

O servidor cresceu de cerca de três mil membros pré-aprovados para 40 mil. “Não conseguimos atender a esses pedidos, então acabamos de abrir as comportas”, diz Mike Stone, cofundador da Fosstodon. “Minha preocupação agora é que as pessoas que estão chegando não entendem o ponto de Fosstodon especificamente, em oposição ao ambiente maior de Mastodon.”

O fundador e CEO do Mastodon, Eugen Rochko, compartilhou na última segunda-feira (7) que a rede social chegou a mais de um milhão de usuários. “Ei, então, atingimos 1.028.362 usuários ativos mensais em toda a rede hoje”, escreveu.

publicidade
Mastodon
Imagem: Koshiro K/Shutterstock

De acordo com Rochko, desde 27 de outubro, mais de 489 mil novos usuários chegaram ao Mastodon. Acredita-se que a crescente da plataforma tenha relação direta com as demissões e mudanças provocadas por Elon Musk no Twitter

Nesta semana, Rochko afirmou que chegou a mudar a forma como as pessoas se inscrevem no Mastodon, permitindo que usuários filtrem por região, velocidade de inscrição e tipo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!