Essa semana, a Alexa completou 3 anos no Brasil, e para comemorar, anunciou o lançamento do recurso Amazon Kids por aqui. Com o novo recurso, os pais podem criar um perfil infantil para cada criança da casa, além de contarem com novas opções de controle parental.

O Amazon Kids é voltado para crianças de até 12 anos, e pode ser acessado nos dispositivos Echo. Com ele, as crianças poderão falar com a Alexa de uma forma personalizada, com respostas diferentes das entregues aos adultos. 

publicidade

Leia mais: 

Para usar o recurso, os pais devem criar e configurar o perfil infantil no app Alexa (clicando em “configurações” e depois em “seu perfil e família”), além de cadastrar a voz de cada criança. A partir daí, o Amazon Kids é ativado quando a Alexa reconhece a criança que está falando com ela. Assim, os pais podem ficar mais tranquilos sabendo que seus filhos poderão ter acesso a informações adequadas para sua faixa etária.

publicidade

Além disso, o Amazon Kids tem o controle parental, feito através do Parent Dashboard, uma central que permite que os pais controlem o conteúdo, e também possam visualizar o histórico das buscas feitas pelas crianças.

Novos recursos do Amazon Kids 

O Amazon Kids tem skills específicos para crianças, que também podem acessar jogos e brincadeiras. Além disso, os adultos podem adicionar outros skills, que não fazem parte do Amazon Kids, mas que eles julguem ser adequados para seus filhos. 

publicidade

Com o Amazon Kids ativo, os pais e responsáveis podem optar por simplesmente não exibir nenhum conteúdo explícito para as crianças pelo Parent Dashboard. Assim, seus filhos não vão conseguir acessar músicas com conteúdo adulto no Spotify, Deezer ou Apple Music. Esse recurso já é ativado por padrão no Amazon Music. 

Também é possível definir quais aparelhos de casa inteligente as crianças poderão controlar com comandos de voz através dos dispositivos Echo presentes na casa. 

publicidade

Além disso, os pais podem definir um aparelho para ser usado exclusivamente pelo perfil de cada filho, como um Echo Dot que fica no quarto da criança, por exemplo. Vale citar que as compras feitas por voz também são bloqueadas nos perfis infantis. 

Com o Amazon Kids, é possível programar uma hora para dormir, assim eles não vão ficar interagindo com a Alexa em horários de descanso. Outra opção é definir horários nos quais a Alexa não está disponível, algo que pode ser útil para que a criança fique concentrada no seu dever de casa, por exemplo. 

Alexa completa três anos no Brasil 

A Alexa chegou ao Brasil em 2019, e hoje já é compatível com mais de 750 dispositivos de marcas como Positivo, Intelbras, Philips Hue, Multi, i2Go, Geonav, entre outras, além Smart TVs da Samsung e LG e dos dispositivos da própria Amazon, como o Fire TV.

Alguns dos mais de 3.800 skills da Alexa disponíveis no Brasil, foram feitos em colaborações com empresas como Gol Airlines, Record TV, e Heinz, e com jogos que fazem sucesso por aqui, como o famoso Imagem e Ação.

A Alexa pode ser acessada através dos dispositivos Echo, como os fones de ouvido Echo Buds com Alexa, lançados no Brasil nesse ano. Segundo a empresa, já são mais de 14 dispositivos compatíveis com Alexa disponíveis no Brasil. O número é alto, pois estamos falando de diferentes gerações e modelos do Echo Dot, Echo, Echo Studio, Echo Show e Fire TV Stick. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!