Cientistas empenhados em estudar o comportamento de polvos selvagens, na costa da Austrália, viram essas criaturas arremessando conchas, algas e lodo umas nas outras. Os pesquisadores ainda não sabem o que motiva essa atitude, porém, ela enquadra esse animal a um pequeno grupo de cefalópodes que reproduzem esse comportamento.

Para captar as cenas entre os polvos, os cientistas da Universidade de Sydney usaram câmeras GoPro estacionárias em uma reserva marinha na Baía de Jervis, na costa leste da Austrália. Segundo o professor Peter Godfrey-Smith, autor principal da pesquisa, “a maioria dos lançamentos não atinge os outros”.

publicidade

Leia mais:

“Apenas uma minoria de casos parece ser alvo. Eu especularia que muitos dos lances direcionados são mais como uma tentativa de estabelecer algum ‘espaço pessoal’, mas isso é uma especulação, é muito difícil saber quais são seus objetivos”, complementou Godfrey-Smith.

publicidade

Muitas perguntas persistem sem respostas e buscar entender esse comportamento dos polvos é uma delas. Por enquanto, tudo o que for dito a esse respeito, é mera especulação, afinal, não se trata de uma atitude vista em muitos animais.

Reprodução: New Atlas/YouTube

Primatas, elefantes, mangustos e pássaros são alguns dos grupos, que contém indivíduos habituados a essa prática de arremessar coisas nos outros. Apesar da similaridade, os polvos têm um diferencial, pois eles se reúnem, guiam os materiais usando seus braços, e promovem o “arremesso” através da propulsão de jatos d’água, emitidos através de seus sifões.

publicidade

O sexo e a coloração influenciam o comportamento dos polvos

Outra curiosidade observada nessa pesquisa, reside no fato de que as fêmeas eram geralmente mais propensas a jogar coisas do que os machos; além disso, parece haver uma relação entre a cor das criaturas e seu comportamento de arremesso. Essa possível correlação corrobora com outras pesquisas que vinculam a cor dos polvos com níveis de agressão, ou seja, quanto mais escuros eles são, maiores serão os níveis de agressão.

“Os lançamentos de polvos que exibem padrões corporais uniformes (especialmente padrões escuros uniformes) atingem outros polvos significativamente mais frequentemente do que em outros padrões corporais”, finaliza o pesquisador.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!