O uso de dados não é novo no mercado de tecnologia e em diversos setores da indústria. Alinhado aos objetivos dos negócios, Data & Analytics tem ganhado espaço nas organizações na hora de decidir quais caminhos seguir, desde detectar e solucionar problemas, atender à novas demandas dos consumidores até identificar oportunidades. De acordo com o Gartner, até 2026, 65% das organizações B2B farão a transição da tomada de decisão baseada na intuição para a tomada de decisões orientada por dados, usando tecnologia que une fluxo de trabalho, dados e análises.

O valor dos dados é tão relevante que o famoso matemático britânico Clive Humby chegou a chamá-los de novo petróleo. As empresas, de uma forma geral, sabem que o Data & Analytics é um ponto essencial para melhorar eficiência e aumentar sua produtividade, porém o tomador de decisões de uma companhia muitas vezes não tem visibilidade e compreensão de seu uso aplicado aos negócios.

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Esses diferentes níveis de compreensão e maturidade trazem desafios aos departamentos de tecnologia, como refinar, organizar e obter insights de maneira eficiente para responder às necessidades de negócio. Nesse cenário, há duas dimensões que merecem um olhar especial: acesso e análise dos dados, e tomada de decisões.

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Muitas vezes, a questão do acesso aos dados está relacionada ao seu armazenamento, seja em função das plataformas (nuvem, legado, sistemas desestruturados etc.), ou até mesmo do controle e restrição a determinados departamentos. A observabilidade dos dados é essencial seu gerenciamento, permite busca e controle eficientes, e esse gargalo reflete diretamente na análise dos dados e na geração de relatórios.

A privacidade e a segurança dos dados também têm um papel importante, pois impacta todo o processo e pode conter a evolução da aplicação de Data & Anlytics na organização. A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe um novo olhar sobre como as empresas devem armazenar e tratar os dados pessoais. Mas vale destacar que todos os dados, ainda que não estejam considerados na LGPD, também devem ser tratados de forma segura e íntegra, fazendo a cibersegurança essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias.

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A observabilidade dos dados, nesse contexto, aumenta sua segurança, uma vez que permite que qualquer discrepância no sistema seja identificada e possivelmente isolada, garantindo que não apenas mantenha sigilo sobre informações cruciais para uma empresa, como evitando que sua operação seja prejudicada por vazamentos ou instabilidades provocadas por invasores.

A solução para essas barreiras está na escolha de plataformas que melhorem a visibilidade e escalabilidade dos dados, a capacidade computacional e segurança, além da gestão integrada de informações. A otimização do uso de dados torna a tomada de decisões mais estratégica.

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Assim como suas possibilidades, a análise de dados é um tema muito amplo. Por isso, se você tem a intenção de implementar Data & Analytics em seus negócios, desenvolva uma estratégia e crie uma cultura orientada por dados. Tenha em mente que eles não vão resolver todos os seus problemas, mas atuarão como um facilitador do processo! E lembre-se que há especialistas que podem te ajudar com consultoria ou suporte tecnológico.

Por Ricardo Ferreira, VP e General Manager da DXC para América Latina

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