A Dell e a Nvidia se aliaram para lançar um novo sistema para computação de alto desempenho. O Dell PowerEdge XE9680 foi anunciado durante a SC22, uma feira voltada para HPC (computação de alto desempenho, na sigla em inglês), e é uma máquina de alta potência voltada para pesquisadores e desenvolvedores que precisam de computação pesada.

O Dell PowerEdge XE9680 foi desenvolvido com base na arquitetura Nvidia Hopper HGX H100 e conta com oito GPUs Nvidia H100 Tensor Core – é o primeiro sistema do tipo desenvolvido pela Dell. Com ele, cientistas que atuam em áreas como inteligência artificial de larga escala podem aproveitar do alto nível computacional da máquina para acelerar a obtenção de resultados em suas pesquisas.

publicidade

Leia mais:
Nvidia cancela lançamento da RTX 4080 de 12 GB por… nome errado?
Nvidia anuncia novo GeForce Game Ready Driver para “Overwatch 2” e mais novidades
Dell anuncia notebook gamer G15 com novos processadores Ryzen Série 6000

O sistema conta com modelos de linguagem para comunicações, química e biologia, além de ajudar com simulações e pesquisas para áreas aeroespaciais, agrônomas, climáticas, energéticas e de produção.

publicidade

“Organizações que trabalham em pesquisa e desenvolvimento avançados precisam tanto de velocidade quanto de eficiência para acelerar descobertas”, explicou Ian Buck, vice-presidente da área de computação de alto nível na Nvidia. “Sejam pesquisadores construindo foguetes mais eficientes, ou investigando o comportamento de moléculas, o novo sistema PowerEdge da Dell oferece o poder computacional e a eficiência necessária para grandes fluxos de trabalho.”

Além do sistema XE9680, Dell e Nvidia também disponibilizarão o XE8640, uma versão um pouco mais modesta. Com quatro GPUs Nvidia Hopper, o supercomputador permitirá a empresas e pesquisadores a criação, treinamento e implementação de sistemas de inteligência artificial e de aprendizado de máquina.

publicidade

O Dell PowerEdge XE9680 está previsto para ser lançado em algum momento do primeiro semestre de 2023. O preço do dispositivo não foi divulgado, mas, considerando suas aplicações em pesquisa e desenvolvimento, é de se esperar que não seja nada barato.

Via Nvidia

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!