A conta do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi reativada no Twitter. Elon Musk, o novo proprietário da rede social, postou uma enquete perguntando aos usuários se Trump deveria ser reintegrado.

A pergunta ficou 24 horas no ar. Foram registrados mais de 15 milhões de votos. Os resultados finais mostraram que quase 52% votaram “sim” para o retorno de Trump à plataforma. 

“O povo falou. Trump será reintegrado”, escreveu Musk em um tuíte. O bilionário ainda acrescentou a frase “Vox Populi, Vox Dei”, que significa que a voz do povo é a voz de Deus.

Elon Musk sempre deixou claro seu descontentamento com a restrição imposta ao ex-presidente. Antes de comprar a rede social, o bilionário fez uma série de pronunciamentos dizendo que “Não foi correto banir Donald Trump; acho que foi um erro”.

publicidade

Veja também:

A conta de Trump no Twitter já está disponível, embora o último tuíte do ex-presidente tenha sido de 8 de janeiro de 2021. Até o momento, o político americano não se pronunciou sobre a reativação de seu perfil na rede social do passarinho azul.

Além do ex-presidente, Musk também restaurou as contas de três perfis controversos: o da comediante Kathy Griffin, do podcaster Jordan Peterson e do Site satírico Babylon Bee.

Por que Donald Trump foi banido do Twitter?

O Twitter baniu permanentemente a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2021, após o ataque ao Capitólio.  Além da incitação à violência, Donald Trump fez uma série de tuítes que disseminavam dúvidas sobre a integridade da votação.

“Após uma análise minuciosa dos tweets recentes de @realDonaldTrump e o contexto em torno deles, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitamento à violência”, disse o Twitter na época.

A rede social ainda explicou que contas de autoridades existem “para permitir que o público ouça diretamente” o que essas pessoas têm a dizer. “No entanto, há anos deixamos claro que essas contas não estão totalmente acima de nossas regras e não podem usar o Twitter para incitar a violência”, afirmou a rede social.

Nova política do Twitter

O ritmo de tuítes de Musk está a todo vapor. Além dos anúncios polêmicos, o bilionário falou sobre as novas diretrizes da plataforma recém-comprada: “A nova política do Twitter é liberdade de expressão, mas não liberdade de alcance. Tweets negativos/de ódio serão maximizados e desmonetizados, portanto, nenhum anúncio ou outra receita será gerada para o Twitter. Você não encontrará o tweet a menos que o procure especificamente.”

O também dono de Tesla e SpaceX deixou claro que as medidas valem apenas para tuítes individuais e não para todo o perfil do usuário.

As pessoas estão trocando o Twitter pelo Koo; entenda

O Twitter enfrenta uma séria crise desde a chegada de Elon Musk. Além da infelicidade de funcionários demitidos pelo bilionário, muitos usuários também estão descontentes e procuram novas redes sociais para substituir o Twitter. Esse processo já causou uma crescente no Mastodon e a bola da vez parece ser o Koo, um app indiano.

A plataforma é muito parecida com o Twitter e, segundo seu co-fundador, Mayank Bidawatka, ela já se estabeleceu como a segunda maior rede social de microblog do mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!