O vulcão submarino, localizado no Monte Submarino Ahyi, a centenas de metros abaixo da superfície no Oceano Pacífico começou a entrar em erupção ao lado do ponto mais profundo da Terra: a Fossa das Marianas.

Um comunicado emitido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou que imagens de satélites captaram uma certa descoloração na superfície do oceano em Ahyi. Porém, como a área é remota os cientistas encontram dificuldades em confirmar a atividade. Felizmente, sensores hidro acústicos na Ilha Wake detectaram sinais “consistentes de uma atividade de fonte vulcânica submarina”.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o geofísico Matthews Haney, em entrevista para a Newsweek, curiosamente, o vulcão subaquático está localizado a quase 200 quilômetros da Fossa das Marianas, o local mais profundo de todos os oceanos. Além de ter um relevo bem acidentado, a fossa das Marianas tem incríveis 11.034 metros de profundidade.

publicidade

O vulcão poderia ter começado a entrar em erupção a partir de meados de outubro deste ano, mas, novamente, de acordo com o USGS, o afastamento da área tornou-se difícil confirmar. Por enquanto, não há estações de monitoramento perto do monte submarino, por isso os cientistas ficam limitados em sua capacidade de avaliar a atividade vulcânica.

vulcao-atividade-medicao
Imagem: Fossa das Marianas, local mais profundo da Terra, localizado no Oceano Pacífico. Créditos: Oliver Denker/Shutterstock

Falta de monitoramento preciso do vulcão submarino

Por enquanto, os profissionais contam apenas com a ajuda de satélites para realizar o monitoramento da região. Haney alegou que talvez exista a possibilidade de que pesquisas e medições sejam feitas de navio no local. Porém, talvez este seja o momento de aplicar a teoria da precaução: na dúvida, é melhor poupar a tripulação de possíveis desfechos danosos, que podem ser causados pela atividade vulcânica.

publicidade

A última erupção desse vulcão ocorreu em 17 de maio de 2014. Na ocasião, mergulhadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) estavam conduzindo pesquisas em recifes de corais nas proximidades e relataram ter ouvido grandes explosões nessa área, que é uma das mais ativas do mundo. São nove ilhas vulcânicas e mais de 60 vulcões subaquáticos. Cerca de 20 vulcões subaquáticos são considerados ativos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!