Preocupado com a proximidade da Black Friday? Calma, ainda dá tempo de vender mais

Em 2021, apenas na última quinta e sexta-feira de novembro, o comércio on-line movimentou R$ 5,4 bilhões
Por Redação, editado por André Lucena 21/11/2022 07h01
Black Friday
Imagem: Paper Wings/Shutterstock
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*Por Lívia Barreto

É preciso começar esse texto com um alerta: uma estratégia de marketing bem-sucedida no varejo passa pelo planejamento antecipado de todas as iniciativas e campanhas. Dito isso, com a aproximação de mais uma Black Friday, simplesmente a principal data do setor no Brasil, novamente é comum encontrar lojistas que não se prepararam de forma adequada ou, pior, tentaram se planejar, mas não fazem ideia de como executar o plano.

Em 2021, apenas na última quinta e sexta-feira de novembro, o comércio on-line movimentou R$ 5,4 bilhões, um crescimento de 5,8% em relação a 2020 e mais de 7,6 milhões de pedidos. Para 2022, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é ultrapassar os R$ 6,04 bilhões. Isso, claro, sem contar o volume de vendas em lojas físicas e todo o período de aquecimento que acontece ao longo do mês de novembro.

São números positivos demais para serem ignorados ou mal trabalhados pelos lojistas no país. Entretanto, ainda que a antecedência seja um fator preponderante para o sucesso de vendas na Black Friday, é possível se mobilizar para, pelo menos, não ficar tão para trás e registrar um bom faturamento no período. Confira as principais dicas:

1 – Automatize todos os processos
O primeiro passo, claro, é não perder mais tempo. Para otimizar a estratégia de marketing, automatize todos os processos que puder. Isso permite que os profissionais se dediquem mais à inteligência e criatividade do que à operação em si. Dessa forma, é possível criar ações que aumentam a base de leads, identificam os usuários com maior propensão de compra e ajudam a fidelizar. Ou seja, um atalho e tanto.

A automação de processos deve acompanhar todo o funil de vendas da sua loja. Desde formulários e pop-ups que estimulam o cadastro de novos clientes, passando pelo envio programado de e-mail marketing, SMS ou notificações em apps com promoções, cupons e informações, até estratégias de retargeting e de carrinho abandonado para manter a intenção de compra em alta no público.

2 – Saiba com quem está falando
A automatização também resolve uma questão fundamental para qualquer campanha de marketing, durante a Black Friday ou não: conhecer o público que se relaciona com sua marca. Não adianta antecedência e qualidade na comunicação se o esforço é direcionado para consumidores que não estão interessados nos produtos que você oferece. É preciso saber com quem está falando!

Com uma plataforma adequada, é possível integrar tanto o site da loja virtual quanto as redes sociais para entender o perfil de quem está disposto a conferir seus produtos e que pode se tornar cliente. Dessa forma, além de saber quais são os itens de interesse, é possível elencar os canais certos de atuação e, especificamente no período da promoção, acompanhar o engajamento para melhorar sua comunicação.

3 – Garanta visibilidade à marca
Pelos números positivos de faturamento, é de se imaginar que a luta pela atenção do consumidor é feroz. Grandes ou pequenas, todas as lojas realizam campanhas de comunicação para aparecerem com destaque em seus segmentos. Quem se planeja com antecedência sai na frente, sem dúvida, mas há técnicas que podem contribuir para um destaque ainda maior.

É preciso, por exemplo, oferecer conteúdo de qualidade e que diferencia sua empresa das demais, seja com páginas específicas ou com estratégias mais comuns, como posts em redes sociais. Invista em SEO para atrair pessoas organicamente, mas, se tiver uma verba a mais, não se esqueça dos anúncios pagos. É uma tática que custa mais caro, mas ajuda a garantir visibilidade nos momentos mais importantes.

4 – Fidelize os novos – e antigos – consumidores
Por fim, sua loja pode até ter demorado para se preparar para a Black Friday, mas isso não significa que é preciso ficar atrasado para sempre. Pelo contrário, aproveite a lição e se antecipe nas próximas datas. Para isso, busque fidelizar os clientes novos – e antigos – que compraram artigos da sua marca durante essa promoção.

Dependendo de seu nicho, há outras sazonalidades no horizonte, como compras de fim de ano, material escolar no início do próximo ano, carnaval, entre outros. Utilize as informações que conseguir coletar agora para manter essa base engajada sempre. Assim, na próxima, fica muito mais fácil se planejar com antecedência e desenvolver ações efetivas para aumentar as vendas.

*Lívia Barreto é diretora de marketing da Dinamize

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Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

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